O podcast e site Controles Voadores, de Lucas Toso, dedicado à cena brasileira de jogos indie, completa três anos e torna-se um espaço para desenvolvedores de jogos. Toso transformou seu veículo em um espaço coletivo com devs e fez um texto anunciando suas mudanças.
O site agora é um espaço coletivo feito lado a lado com os criadores de jogos.
O Controles Voadores completou três anos desde o lançamento do primeiro episódio do podcast, lá no dia 02 de fevereiro de 2022, sobre Roadout, e agora finalmente somos um coletivo de pessoas escrevendo e discutindo sobre jogos brasileiros e seus criadores.
Falar sobre jogos brasileiros e com criadores de jogos brasileiros foi tanto um refúgio (pela pandemia em seus meses finais, mas também pela demissão que veio meses antes), quanto um feliz retorno ao jornalismo e aos joguinhos brasileiros, que foram meu primeiro “trabalho” na faculdade de jornalismo, cobrindo o BIG lá de 2015.
Leia os primeiros textos do novo Controles:
Sempre que tenho a oportunidade eu falo que o Controles não é um podcast/site sobre jogos, ele é um projeto sobre pessoas – que por acaso fazem jogos. Vivem disso e vivem pra isso. E nesse caminho eu acabei virando meio que um sociopata obstinado por esse treco também.
Desde o começo, a ideia era que o Controles fosse uma comunidade, um coletivo, um encontro de criadores de jogos pra tratar os jogos como um negócio a mais do que a gente normalmente trata. Tem política, tem ativismo, tem educação e tem muita cultura dentro desses amontoados de pixels, voxels, sons, eventos, códigos e histórias que a gente conta. E tem muita gente.
(…)
E fico muito feliz de ter pessoas incríveis pra começar essa nova fase do Controles: Ana Antar, Eddy Venino, Hensley, Ingrid Mendes, Livia Scienza, Michelle Santos, Rafael Braga, Victor de Paiva e Yvens Serpa. Pessoas que felizmente conheci por causa do Controles e que compartilham, cada uma no seu grau, dessa obstinção levemente preocupante que eu também tenho pelos joguinhos.
(…)
Leia o texto completo aqui.

Podcast e site Controles Voadores completa três anos e torna-se um espaço para desenvolvedores de jogos. Foto: Reprodução/Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.