Indie

Primeira edição do Minas GameDev Week 2021 será 100% online e gratuita

O primeiro Minas GameDev Week, evento derivado da Game Jam das Minas, acontecerá na semana da mulher, com uma ampla programação aberta ao grande público.

As palestras e workshops abordarão temas diversos, do game design à programação, passando por arte digital, marketing e design de som, além de bate-papos sobre as primeiras experiências no desenvolvimento de jogos e como inserir-se na indústria de games local.

Com o objetivo de ampliar a inclusão, contribuindo para a autonomia de pessoas com deficiência auditiva, a Minas GameDev Week fechou parceria com a empresa COM Acessibilidade Comunicacional, oferecendo tradução simultânea em Libras em uma conversa sobre Design Universal, a ser realizada no dia 11 de março, colocando em prática o tema da própria palestra.

O projeto tem por objetivo oferecer capacitação de talentos femininos na área de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando uma maior diversidade nas empresas. Através da representatividade, o evento visa fortalecer o senso de pertencimento naquelas que almejam trabalhar nesta indústria.

A programação da Minas GameDev Week 2021 acontece entre os dias 07 e 11 de março, através do Youtube da Game Jam das Minas. Confira a programação completa:

07 de Março – Domingo

18h30 – Luzes, pixels, ação! | Ceci Honey (Sunblack Studius – SP)
Workshop de pixelart, desta vez com foco em iluminação e movimento dando ideia de texturas e efeitos de luz como fogo.

20h – “Quer trabalhar com games? Pergunte-me como!” | Participação dos 4 principais estúdios locais: Diorama, Puga, Manifesto, Kokku
Um papo sobre como entrar na área de games, quais as habilidades necessárias, quais as funções dentro das empresas.

08 de Março – Segunda

19h – Design de som para games | Nara Araújo (freelancer)
A palestra mostrará as funções do sound designer no desenvolvimento de jogos digitais, passando pelo processo criativo e execução até a exportação do projeto, utilizando o Studio One.

09 de Março – Terça

13h – Princípios de Game Design | Camilla Avelar (Supercell)
Nesta palestra, Camilla vai compartilhar um embasamento essencial para fazer o design de um jogo: aspectos a considerar, armadilhas a desviar e artes importantes de qualquer experiência de jogo. Ao fim, as participantes terão uma visão mais ampla de como direcionar o design de um jogo. Perguntas são bem-vindas!

18h – Produzindo Geppetto: 2 minutos pra ter uma ideia, 2 anos pra fazer dar certo.| Aline Cesário (Manifesto)
Uma conversa sobre a produção e as mudanças de trajetória do Geppetto ao longo dos últimos 5 Anos: como uma cultura Ágil e de aprendizado ajudou a nos adaptarmos às oportunidades e necessidades, para hoje ser possível oferecer um produto escalável, com 50 mil usuários, e reconhecido por grandes parceiros como a melhor plataforma educacional baseada em jogos disponível no mercado nacional.

20h – Portfolio e desenvolvimento de Carreira | Giulia Cavalcanti (PUGA)
Como preparar um bom portfolio e entrar no mercado de games? Essa é uma dúvida que muita gente tem, mas você já pensou no seu desenvolvimento como profissional e no planejamento da sua carreira? Bora bater um papo sobre isso e descobrir como desenvolver suas habilidades e forças.

10 de Março – Quarta

18h – Marketing para iniciantes: o que saber antes de lançar seu jogo | Natália Barreto (Manifesto)
A palestra tem por objetivo apresentar conceitos básicos e estratégias do mercado de jogos envolvendo aspectos de distribuição, monetização e atração de jogadores.

20h – Lvl 1 – Primeiros passos como GameDev | Danielle Brandão (Mangueboy), Maria Fernanda (Perna Cabeluda), Suzie Samico (O Fantasma da Ópera: Diário de Christine)
Este bate papo trará três iniciantes na área de desenvolvimento de jogos digitais, falando sobre os jogos que estão desenvolvendo e expondo as dificuldades que encontram nesse início de carreira.

11 de Março – Quinta

18h – Space Betrayers: produzindo um jogo independente para a Steam | Thalita Oliveira (Space Betrayers)
Thalita vai compartilhar sua experiência produzindo um jogo independente, passando pelos desafios em uma equipe de 2, aceleramento através de outsourcing, marketing e Social Media e os preparativos para publicar na Steam.

20h – Design universal e jogos digitais | Jullie Harten e Gabriela Severien (Guardiões da Justiça)
*Palestra com tradução simultânea em Libras.

Informações estão disponíveis diretamente no LinkTree da iniciativa.

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Kao Tokio

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