O primeiro Minas GameDev Week, evento derivado da Game Jam das Minas, acontecerá na semana da mulher, com uma ampla programação aberta ao grande público.
As palestras e workshops abordarão temas diversos, do game design à programação, passando por arte digital, marketing e design de som, além de bate-papos sobre as primeiras experiências no desenvolvimento de jogos e como inserir-se na indústria de games local.
Com o objetivo de ampliar a inclusão, contribuindo para a autonomia de pessoas com deficiência auditiva, a Minas GameDev Week fechou parceria com a empresa COM Acessibilidade Comunicacional, oferecendo tradução simultânea em Libras em uma conversa sobre Design Universal, a ser realizada no dia 11 de março, colocando em prática o tema da própria palestra.
O projeto tem por objetivo oferecer capacitação de talentos femininos na área de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando uma maior diversidade nas empresas. Através da representatividade, o evento visa fortalecer o senso de pertencimento naquelas que almejam trabalhar nesta indústria.
A programação da Minas GameDev Week 2021 acontece entre os dias 07 e 11 de março, através do Youtube da Game Jam das Minas. Confira a programação completa:
07 de Março – Domingo
18h30 – Luzes, pixels, ação! | Ceci Honey (Sunblack Studius – SP)
Workshop de pixelart, desta vez com foco em iluminação e movimento dando ideia de texturas e efeitos de luz como fogo.
20h – “Quer trabalhar com games? Pergunte-me como!” | Participação dos 4 principais estúdios locais: Diorama, Puga, Manifesto, Kokku
Um papo sobre como entrar na área de games, quais as habilidades necessárias, quais as funções dentro das empresas.
08 de Março – Segunda
19h – Design de som para games | Nara Araújo (freelancer)
A palestra mostrará as funções do sound designer no desenvolvimento de jogos digitais, passando pelo processo criativo e execução até a exportação do projeto, utilizando o Studio One.
09 de Março – Terça
13h – Princípios de Game Design | Camilla Avelar (Supercell)
Nesta palestra, Camilla vai compartilhar um embasamento essencial para fazer o design de um jogo: aspectos a considerar, armadilhas a desviar e artes importantes de qualquer experiência de jogo. Ao fim, as participantes terão uma visão mais ampla de como direcionar o design de um jogo. Perguntas são bem-vindas!
18h – Produzindo Geppetto: 2 minutos pra ter uma ideia, 2 anos pra fazer dar certo.| Aline Cesário (Manifesto)
Uma conversa sobre a produção e as mudanças de trajetória do Geppetto ao longo dos últimos 5 Anos: como uma cultura Ágil e de aprendizado ajudou a nos adaptarmos às oportunidades e necessidades, para hoje ser possível oferecer um produto escalável, com 50 mil usuários, e reconhecido por grandes parceiros como a melhor plataforma educacional baseada em jogos disponível no mercado nacional.
20h – Portfolio e desenvolvimento de Carreira | Giulia Cavalcanti (PUGA)
Como preparar um bom portfolio e entrar no mercado de games? Essa é uma dúvida que muita gente tem, mas você já pensou no seu desenvolvimento como profissional e no planejamento da sua carreira? Bora bater um papo sobre isso e descobrir como desenvolver suas habilidades e forças.
10 de Março – Quarta
18h – Marketing para iniciantes: o que saber antes de lançar seu jogo | Natália Barreto (Manifesto)
A palestra tem por objetivo apresentar conceitos básicos e estratégias do mercado de jogos envolvendo aspectos de distribuição, monetização e atração de jogadores.
20h – Lvl 1 – Primeiros passos como GameDev | Danielle Brandão (Mangueboy), Maria Fernanda (Perna Cabeluda), Suzie Samico (O Fantasma da Ópera: Diário de Christine)
Este bate papo trará três iniciantes na área de desenvolvimento de jogos digitais, falando sobre os jogos que estão desenvolvendo e expondo as dificuldades que encontram nesse início de carreira.
11 de Março – Quinta
18h – Space Betrayers: produzindo um jogo independente para a Steam | Thalita Oliveira (Space Betrayers)
Thalita vai compartilhar sua experiência produzindo um jogo independente, passando pelos desafios em uma equipe de 2, aceleramento através de outsourcing, marketing e Social Media e os preparativos para publicar na Steam.
20h – Design universal e jogos digitais | Jullie Harten e Gabriela Severien (Guardiões da Justiça)
*Palestra com tradução simultânea em Libras.
Informações estão disponíveis diretamente no LinkTree da iniciativa.
LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros
Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer
Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda
Veja o vídeo da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
É mais de meio milhão de reais, algo inédito em termos de valorização
Aparentemente o cara está mal
Pagamento mensal de benefício segue calendário oficial
Acordos também devem beneficiar o comércio entre os países
Ao comprar um sabão para lavar roupas, a variedade de opções é desconcertante. Todos os…
Será? Ele está hoje no Flow News do Grupo Flow