Indie

SBGames 2021 elimina evento de diversidade e pesquisadores fazem carta aberta com críticas

SBGames é considerado o maior evento acadêmico de games no Brasil e, desde 2017, o evento contava com atividades de promoção da diversidade na cena nacional de jogos.

A edição de 2021 do evento chamou a atenção por ter cortado o evento Jogos Diversos. Os coordenadores de trilhas das áreas de humanidades foram substituídos sem aviso prévio.

Beatriz Blanco, doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos e coordenadora dos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais e Tecnologia em Produção Multimídia pelo Centro Universitário Senac São Paulo, trouxe a informação através de seu Twitter pessoal.

Divulgou também uma carta aberta assinada por diversos pesquisadores das mais variadas áreas de estudos sobre jogos eletrônicos no Brasil.

Os envolvidos alegam que o evento tem se distanciado do ambiente universitário, preferindo ser realizado em cidades turísticas, dificultando o acesso dos alunos de graduação e pequenos desenvolvedores, seja por conta do valor de estadia, seja por estar fora do ambiente cujo público-alvo está inserido, ficando longe dos grandes centros ou regiões metropolitanas.

A organização do evento não se pronunciou sobre o caso e este espaço está aberto para manifestação deles.

Com informações de Vinicius Vidal Rosa do site Salvando Nerd.

Leia a carta aberta aqui.

ATUALIZAÇÃO, 27 DE JUNHO: Nossa leitura Flávia de Carvalho informou que Soraia Musse, chair do SBGames pela PUCRS, respondeu Beatriz no Twitter:

“Pessoal, o evento de diversidade é muito bem-vindo! Mas alguém tem que propor o evento. É um evento satélite do Sbgames, não é (ainda pelo menos) uma track permanente. Quem quiser organizar pode entrar em contato comigo”.

O professor João Mattar, da mesma PUC, também respondeu à carta aberta neste link.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Ver Comentários

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!