Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
O Sebrae-SP, representado por Martha Lopes, gestora de games, realizou nesta quarta (26) o evento Crie Games, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, o governo Tarcísio de Freitas, e com a associação nacional de desenvolvedores de videogames, a ABRAGAMES.
O encontro discutiu necessidades da área, frisando que 90% das empresas de games indie no Brasil são pequenas, necessitando de mais investimentos públicos. A ACJOGOS-SP, representada por seu presidente Marcelo Rigon, também esteve no encontro. Assim como o presidente da ABRAGAMES, Rodrigo Terra.
O foco nos pequenos visa corrigir um dos problemas mais flagrantes da cena brasileira de jogos: O excesso de pequenas iniciativas e a falta de sustentabilidade nos negócios do setor. E o Sebrae, sendo uma entidade privada sem fins lucrativos ligada aos governos, é o principal motor de impulsionamento nesses esforços.
Para consolidar essa iniciativa, o projeto Crie Games selecionará dezenas de empresas para mentorias e pitchs, as apresentações de negócios. Você pode se inscrever aqui até 12 de março. As melhores apresentações serão exibidas na Gamescom Latam 2025.
O intuito da iniciativa é acelerar empresas e tem o trabalho da Playbor nesse processo.

Martha Lopes, do Sebrae, apresenta o Crie Games. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Entenda o que é o Crie Games. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Os produtos Sebrae que estão no Crie Games. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Os encontros envolvem workshops e gamejams. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

As etapas. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Rodrigo Terra, da ABRAGAMES, falou no evento. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Saiba como se inscrever no Crie Games
O texto é oficial deles. Confira.
Inscreva-se no Crie Games Modo Mercado do Sebrae-SP!
Entre os dias 30 de abril e 04 de maio, acontecerá em São Paulo a Gamescom Latam 2025, o maior evento de games da América Latina, com oportunidades de conexão com mercado, investidores e clientes. Seu estúdio está mobilizado para essa oportunidade? Com a trilha Crie Games Modo Mercado sua preparação estará garantida! Como funciona?
FASE 1: Ao ser selecionado/a, você terá acesso a uma série de workshops, abordando temas como posicionamento de mercado, elaboração de projetos e planejamento financeiro. Cada workshop tem como objetivo te deixar um passo mais perto de uma participação bem-sucedida na rodada de negócios do evento. Ao final dos workshops, você deve submeter as entregas demandadas e passar por uma etapa de avaliação.
FASE 2: 50 empresas avançam para a segunda fase da trilha, garantindo oportunidades exclusivas! Ao passar para a segunda fase, você também terá acesso a uma mentoria individual de pitch. Ao final desta fase, você deve enviar um vídeo pitch de 3 minutos. Os pitches mais bem avaliados terão a oportunidade de integrar a ativação do Sebrae na Gamescom Latam 2025.
Confira os critérios completos aqui: bit.ly/modomercado
CRONOGRAMA DA TRILHA CRIE GAMES MODO MERCADO:
Inscrições: Até 12/03
Divulgação de resultados: 14/03
Fase 1
Workshops: 17, 19 e 20/03
Entrega de projetos da Fase 1: Até 23/03
Resultado da seleção da Fase 1: 25/03
Fase 2
Mentoria individual de pitch: 26 a 28/03
Entrega de vídeos da Fase 2: Até 30/03
Resultado da seleção da Fase 2: 01/04
Em caso de dúvidas, escreva para: criegames@sebraesp.com.br
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.