O Senado marcou para a terça-feira, dia 15 de agosto, a votação do projeto de lei que estabelece o Marco Legal dos Games. Segundo informações da Agência Senado, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu a análise da proposta como o primeiro item da pauta na data.
O posicionamento crítico do setor de desenvolvimento, que vê no projeto um equívoco que não auxilia a produção de jogos nacionais com incentivos e, contrariamente, parece trabalhar em favor dos Fantasy Games, não encontrou respaldo entre os senadores.
A Abragames, associação de alcance nacional, e as associações locais Ring, Pong e Amagames, respectivamente do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, têm se posicionado contra o texto do deputado Kim Kataguiri e a relatoria do senador Irajá Silvestre Filho, acusando o PL de favorecimento aos fantasy, modalidade de jogo que permite montar grupos de jogadores online a partir das características e habilidades dos jogadores reais dos times de futebol e conquistar prêmios em dinheiro a partir das apostas correspondentes à performance dos jogadores em campo.
Um lobby dos fantasy games vem fazendo pressão em favor da aprovação do Marco Legal dos Jogos e o tema continua polêmico, mas sem participação de parte significativa do segmento.
Imagem: fotomontagem sobre imagem de Pedro França/Agência Senado
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.