Sistema Micro Aventuras propõe criar games com o uso da nuvem e download sob demanda - Drops de Jogos

Sistema Micro Aventuras propõe criar games com o uso da nuvem e download sob demanda

Projeto do desenvolvedor Renato Degiovani visa facilitar criação e oferta de games na rede.

  • por em 7 de janeiro de 2016

Criar e publicar games tem se tornado cada vez mais fácil com os recursos disponibilizados na rede e outros sistemas e programas, que colaboram para botar seu jogo em evidência. Renato Degiovani, desenvolvedor de jogos há mais de três décadas e colaborador do Drops de Jogos, criou um sistema que visa facilitar a produção e oferta de games.

Trata-se do projeto Micro Aventuras, por meio do qual qualquer interessado pode produzir seu game, contando com o suporte de organização e compartilhamento da obra através do site Tilt Online "A criação do Micro Aventuras vem de encontro a novos paradigmas de construção e uso dos recursos da 'nuvem', com o propósito de testar essas modernas ideias de modularidade, download sob demanda e principalmente da dinâmica de construção compartilhada", explica o manual online do sistema.

Além de auxliar no desenvolvimento e publicação, o sistema se utiliza do que Degiovani denomina como "dinâmica de desenvolvimento do jogo", para facilitação do uso online e o download de recursos para curtir o game. Em linhas gerais, a dinâmica de desenvolvimento do jogo permite que os arquivos do projeto sejam baixados à medida em que são necessários para uso no jogo. De acordo com as informações do sistema, é possível criar "uma estrutura que permita atualizar arquivos mais velhos e ir desenvolvendo o jogo em função até mesmo do resultado do seu uso, por parte dos jogadores", o que torna o tráfego de dados e uso dos recursos mais dinâmico e funcional. "Um comando ou operação cuja funcionalidade não seja clara, ou que não agrade aos jogadores, pode ser corrigido ou alterado, sem que haja necessidade de um download extenso novamente ou sem que o jogador precise esperar pelo próximo pacote ou versão", continua a explicação do documento online.

O programa, que não é gratuito, pode ser licenciado pelo período de um ano e conta com versão ZEUS script para PC/Windows. As opções de pagamento estão disponíveis nesse link. Aos interessados em conhecer um pouco mais do criador de jogos e suas produções, Renato Degiovani estará na Campus Party 2016, narrando histórias dos games brasileiros, no próximo dia 28 de janeiro. Confira as informações na agenda do evento.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments