SP House discutirá como as produções regionais de games estão conquistando o mercado global - Drops de Jogos

SP House discutirá como as produções regionais de games estão conquistando o mercado global

Governo Tarcísio de Freitas

Foto: Governo de São Paulo/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Foto: Governo de São Paulo/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. A SP House, iniciativa do Governo de São Paulo, realizada durante o South by Southwest (SXSW), traz programação com muita tecnologia, inovação, economia criativa, jogos e muito mais. No último dia da programação, 11 de março, acontecerá um painel para discutir sobre como a produção local de games vem conquistando uma audiência cada vez mais global.

O painel “Glocal Games: Bridging Local Cultures with a Global Audience” com tema ‘O regional é mais autêntico?’ é apresentado pela Abragames – Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais. O debate conta com a presença do presidente da Abragames, Rodrigo Terra; da curadora digital e produção criativa da Filmgate Miami/FilmGate Interactive, ⁠Diliana Alexander e o diretor e XR Creator, Steye Hallema.

“O setor de games movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega em média 6 mil pessoas no Estado, isso demonstra um grande potencial. Por isso, vamos trazer essa discussão para a SP House, mostrando o nosso compromisso para consolidar o estado como referência global no setor”, destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

O estado já tem se destacado no cenário internacional de games. Em 2024, com apoio do Governo de SP, a capital paulista recebeu a primeira edição da Gamescom Latam, a versão latino-americana de um dos maiores eventos sobre games do mundo, a Gamescom, realizada em Colônia, na Alemanha. A articulação para a vinda do evento para o estado de São Paulo foi realizada durante as missões do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“A SP House e SXSW são um marco na promoção e divulgação da cultura brasileira e paulista neste que é o maior festival de inovação do mundo. Falar de games, XR, tecnologia, música, esporte e políticas públicas em um espaço de pensamento tão simbólico quanto neste grande evento em Austin, no seu segundo ano consecutivo, é emblemático. Fico honrado de poder participar e contribuir com a Abragames para que o pensamento flua que que nosso Brasil e São Paulo esteja tão bem entrosado e integrado ao resto das discussões sobre futuro no mundo’, afirma o presidente da Abragames, Rodrigo Terra.

Sobre a SP House

A SP House, organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, será um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. Além disso, terá uma estética voltada à cultura urbana e grafite, com shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação.

O espaço também contará com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, essas empresas desempenharão um papel central, participando de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social.

Sobre o CreativeSP

Pelo quarto ano seguido, o programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, levará 10 empresas para o SXSW com o objetivo de fomentar negócios internacionais. O programa oferece um reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de promover eventos de networking e consultorias especializadas.

Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas para grandes eventos internacionais, como o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt, gerando novos negócios da ordem de R$ 725 milhões. Além disso, o programa criou 6.400 empregos e tem mais missões confirmadas para o primeiro semestre de 2025, com a participação em eventos como a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).

Foto: Governo de São Paulo/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Foto: Governo de São Paulo/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments