Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) e a Federação Interestadual dos Trabalhadores em TI (Feittinf) anunciaram na terça (19) que fecharam um acordo coletivo com a Wildlife. A empresa havia sofrido um processo movido pelas entidades por conta das 130 demissões feitas no mês passado..
Os sindicatos do setor de tecnologia, já que o setor de games não tem representação oficial no Brasil e isso deve mudar com o Marco Legal dos Games, representou os trabalhadores e, com a decisão, a ação judicial é finalizada. Para isso, a Wildlife concordou com algumas exigências.
Wildlife Studios se comprometeu a, além de pagar as verbas rescisórias previstas em lei, manter o plano de saúde dos funcionários demitidos por dois meses a partir da data de demissão. Também a manter o cartão de benefícios (Caju) por um mês e fazer uma indenização adicional com o mesmo valor do salário de cada trabalhador demitido.
Empresa também se comprometeu a não fazer mais demissões coletivas sem prévia comunicação e negociação com os sindicatos. E firmou compromisso de dar preferência para os trabalhadores demitidos em caso de contratações.
“É uma conquista dos trabalhadores e que pode ser um marco no setor de desenvolvimento de jogos, que sempre teve muita dificuldade em estabelecer uma relação negocial com o sindicato”, disse em comunicado Antonio Neto, do PDT, presidente do Sindpd. “A ampliação dessas vantagens auxiliará os empregados a reduzir as dificuldades neste período de transição”.
Com informações da reportagem do site The Gaming Era.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.