Chris Charla, Gerente Geral de Projetos e Curadoria de Conteúdo, fez um post no blog Xbox Wire em português sobre a iniciativa ID@Xbox.
Quando inauguramos o programa ID@Xbox (quase nove anos atrás!), realmente não sabíamos muito. Sabíamos que os desenvolvedores independentes estavam impulsionando o ritmo da inovação dos games mais rápido do que jamais tinhamos visto, e sabíamos que o trabalho que estavam fazendo era incrivelmente progressivo e importante. Também sabíamos que nossos jogadores de Xbox adoravam a arte e a diversidade oferecidas por esses desenvolvedores e que, para garantir que nossos jogadores tivessem a melhor e mais diversificada variedade de jogos possível, precisávamos fazer todo o possível para ajudar os desenvolvedores a maximizar seu sucesso no ecossistema Xbox.
Por isso, temos ouvido muito, aprendendo diretamente com os desenvolvedores o que eles querem e o que precisam. Eles nunca tiveram vergonha de nos dizer o que estava funcionando e o que não estava. Inovações como cross-play com outros consoles, por exemplo, vieram diretamente dos parceiros ID@Xbox. A partir dos comentários e solicitações dos desenvolvedores, fizemos muitas alterações em nossos sistemas de publicação e até mesmo em nossa estrutura de aplicativos. Essas mudanças podem parecer comuns, mas são realmente importantes, pois procuramos permitir que os desenvolvedores independentes publiquem seus jogos com facilidade no Xbox e no PC.
1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Os resultados superaram nossos sonhos mais ousados. Desde o início do programa, os desenvolvedores independentes lucraram mais de US$ 2,5 bilhões em royalties e a receita total gerada por parceiros do ID@Xbox no Xbox quase dobrou nos últimos três anos. Esses são números impressionantes que demonstram do poder dos desenvolvedores independentes.
Também pagamos aos desenvolvedores e publicadores de Xbox centenas de milhões de dólares em taxas de licença do Game Pass. Existem jogos incríveis hoje no Xbox (e outras plataformas!) que nunca existiriam sem o apoio dos membros do Game Pass, e isso realmente tem sido um fenômeno incrível. Garantir que milhões de membros do Game Pass experimentem alguns dos melhores jogos independentes já criados foi transformador tanto para os jogadores quanto para os desenvolvedores de Xbox.
Sabemos que o talento é universal e apoiar desenvolvedores de todos os tamanhos é crucial, desde estúdios iniciantes e individuais até veteranos independentes que já possuem vários jogos de sucesso no mercado. Estamos orgulhosos de que mais de 4,6 mil desenvolvedores de 94 países de todo o globo procuram oferecer experiências aos jogadores por meio do Xbox, incluindo mais de 1 mil criadores que se inscreveram no programa ID@Xbox nos últimos dois anos.
Mesmo com mais de 3 mil jogos de desenvolvedores independentes lançados para Xbox, ainda temos um longo caminho a percorrer. Uma área sobre a qual conversamos muito com desenvolvedores e jogadores é a “descoberta”. Os times da Microsoft trabalham todos os dias para ajudar a solucionar os desafios que impedem os jogadores de descobrirem os jogos que amam e, por sua vez, garantir que os desenvolvedores encontrem o público para os seus jogos. Seja anunciando games como WrestleQuest ou Escape Academy em um /ID@Xbox Showcase com /twitchgaming, oferecendo oportunidades para os desenvolvedores apresentarem seus jogos nos canais de Xbox ou incluindo seus títulos em promoções temáticas, estamos sempre procurando novas formas de conectar os criadores a novos públicos.
O Game Pass é outra forma de incentivo aos jogadores de Xbox a descobrirem novos gêneros e games. Após ingressar no serviço, os assinantes jogam em média 30% mais gêneros e 40% mais jogos, sendo que a maioria destes jogos se encontram fora do ecossistema do Game Pass.
Além disso, continuamos investindo em projetos de marketing e merchandising o tempo todo para garantir que os jogadores de Xbox possam descobrir os mais de 3 mil títulos independentes disponíveis em Xbox.
Nesta GDC, a Microsoft também apresentou um novo programa que nasceu do feedback dos desenvolvedores: o ID@Azure. O projeto é liderado por Nick Ferguson, diretor do ID@Azure, (que era um membro original da equipe ID@Xbox em 2013, quando éramos apenas uma equipe virtual com uma ideia) e o programa é voltado para desenvolvedores de qualquer plataforma, do iOS e Android ao Switch, PlayStation e PC (e Xbox, é claro!) que desejam usar os serviços de jogos em nuvem da Microsoft em seus jogos. Se você é um desenvolvedor, descubra mais em http://www.azure.com/id.
Nove anos atrás, prometemos aos desenvolvedores independentes que trabalharíamos o máximo que pudéssemos em nome deles, porque sabíamos que os jogadores de Xbox ficariam felizes em apoiar seu trabalho. Não consideramos essa promessa cumprida, porque vemos nosso trabalho como um compromisso contínuo de Xbox com os desenvolvedores independentes. Contudo, por meio do ID@Xbox, do lançamento do ID@Azure, do nosso trabalho com o Game Pass para ajudar os desenvolvedores a trazerem seus jogos para o Xbox, e com a resposta da comunidade aos incríveis jogos que estamos vendo chegar à plataforma, sentimos que estamos progredindo na direção certa.
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