O jogo se tornou o décimo mais vendido de todos os tempos, com 23,64 milhões de cópias comercializadas. Sua sequência nos anos 2000, Pokémon Gold/Silver, chegou em 23 milhões. Diamond/Pearl ficou em 17,63 milhões, enquanto Ruby/Sapphire atingiu o patamar de 16,22 milhões de cópias.
Red & Blue completa 20 anos nos próximos dias de 2016.
Separamos no Drops de Jogos 20 curiosidades de Red/Blue para você comemorar duas décadas do jogo. Algumas delas também se aplicam a Pokémon Yellow, que foi lançado em 12 de setembro de 1998 junto com o anime que promovia o rato elétrico Pikachu. Confira as informações.
- De acordo com o articulista Kyle Hill da revista Scientific American em 22 de outubro de 2013, é possível definir com dados que o Pokémon aquático Squirtle é o melhor inicial dos jogos Red/Blue. O jornalista levantou essas informações comparando dados de ataque, defesa e efetividade contra líderes de ginásio;
- O monstrinho MissingNo apontava um erro de programação em Red/Blue e multiplicava itens, como Rare Candies – doces que elevavam nível. O bug ajudou muitos bichos de Red/Blue/Yellow/Gold/Silver/Crystal a chegar no nível 100 rapidamente;
- Embora não fosse disponível oficialmente, Mew é capturável em Red/Blue na cidade de Cerulean em outro glitch do jogo. A informação apareceu pela primeira vez em 2003 no site GameFAQs. No Japão, Mew foi distribuído nos Centros Pokémon no país. Dentro do jogo, você só encontra oficialmente seu clone Mewtwo. O truque depende da programação do jogo;
- Originalmente, Machamp, a evolução de Machop, iria se chamar Ju-Doh;
- Flareon é o único bicho de fogo que não pode aprender o ataque SolarBeam. Ele é uma das evoluções do Eevee mais detestadas na comunidade do jogo global;
- Enquanto em Red/Blue você é obrigado a escolher entre Bulbassaur, Squirtle e Charmander, a versão Yellow permite ter os três iniciais e o Pokémon Pikachu. Bulbassaur está em Cerulean, Charmander na Nugget Bridge e Squirtle em Vermilion City, após vencer o líder LT Surge;
- Existe um mito sobre a cidade de Lavender, em Pokémon Green no Japão, cuja música teria levado japoneses ao suicídio;
- Kanto, o continente de Red/Blue, é revisitado nas versões Gold/Silver/Crystal, na segunda metade do jogo. O último oponente dos jogos de 2000 é o próprio Red, personagem que você controla nos games de 96;
- Elevar os Pokémons com Rare Candies até o nível 100 não era suficiente para extrair todas as suas habiliddes. Uma vez no level máximo, era necessário derrotar bicho selvagens e depositá-lo no PC de Bill para melhorar os stats de cada bicho;
- O sucesso de Red/Blue foi tanto que no jogo Pokémon Stadium, de 1º de agosto de 1998, a Nintendo criou um adaptador para transferir os Pokémons do Game Boy para o Nintendo 64. Eles foram reformatados em gráficos 3D;
- Uma teoria maluca da internet aponta que o Raticate do rival Blue teria morrido ao longo do jogo. E ele não é mais visto depois de Lavender Town, a cidade mal-assombrada;
- Nos anos 2000, várias teorias de fãs também apontavam para uma versão online de Pokémon. O fato é que nunca aconteceu, mas isso nunca impediu mods ou mesmo simuladores digitais, como o GSBot no programa mIRC e copa mundial do Smogon;
- O Brasil se destacou nacionalmente e internacionalmente e fez uma liga oficial de competições através da revista Pokémon Club, da editora Conrad;
- Brasileiros também tiveram uma das maiores comunidades Pokémon do mundo na internet, chamada Pokémon LAND. O fórum deles era tão ativo quanto sites históricos, como o Serebii.net;
- O meio mais fácil de zerar Red/Blue é elevar o nível do Pokémon inicial ao máximo, sem distribuir treinamento com outros;
- As equipes mais apelonas que você pode formar devem incluir três Pokémons lendários encontráveis no caminho, chamados Zapdos, Articuno e Moltres;
- Estas lendas e o psíquico Mewtwo foram considerados bichos superiores dentro do game. Players batizaram eles de 00bers (lê-se "ubers");
- É possível jogar Red/Blue sem vencer o primeiro líder de ginásio, Brock. Basta salvar na saída de Pewter City e seguir em frente. Funciona;
- Um hack com Pokémon Red criou uma experiência online chamada Twitch Plays Pokémon. Jogadores em uma sala no Twitch controlavam ao mesmo tempo Red em suas aventuras. Isso criou vários mitos, nomes bizarros e desafios quando o jogo coletivo reuniu mais de 100 mil, 200 mil pessoas. Ao mesmo tempo;
- O jogo coletivo Twitch Plays Pokémon começou em 2014 e se mantém até hoje, dois anos depois de seu começo. A identidade do criador não foi divulgada.
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