No dia 04 de março de 2000, o PlayStation 2 era oficialmente lançado no Japão. Nesses 25 anos desde então, ele se tornou o console mais vendido da história. De acordo com dados da Sony, o PS2 vendeu mais de 160 milhões de unidades no mundo todo.
Mesmo em 2025, o PS2 ainda é um console muito jogado. Aqui no Brasil mesmo não é difícil encontrar ainda barraquinhas que vendem jogos piratas para o console. E qualquer pessoa que coloque à venda um PlayStation 2 (principalmente se for desbloqueado) no Mercado Livre ou qualquer outro marketplace não vai demorar mais do que 5 minutos do anúncio ser publicado para descobrir que o videogame foi vendido.
Para um videogame tão importante para a empresa, é uma pena que a Sony não se preocupe tanto em preservar a memória dele entre os jogadores. Mesmo no catálogo de clássicos da PS Plus Deluxe, são poucas as opções de jogos do PlayStation 2 disponíveis – principalmente se lembrarmos que mais de 4000 jogos foram lançados para o console.
Mas mesmo que sem muitas opções no geral, existem vários bons jogos entre as disponíveis. E para comemorar os 25 anos do console, vou listar aqui 25 jogos de PlayStation 2 que você pode baixar hoje mesmo no seu console se tiver uma assinatura PS Plus Deluxe.
Arc the Lad: Twilight of the Spirits
Gênero: RPG tático de turnos

Se você gosta de jogos como Final Fantasy Tactics, Fire Emblem ou XCOM, provavelmente vai amar Arc the Lad: Twilight of the Spirits. O grande diferencial deste game está na forma como a história do jogo é contada: em um mundo onde humanos e monstros vivem em guerra, você irá testemunhar os dois lados do conflito e perceber que, assim como em toda guerra, não há mocinhos e vilões aqui.
Indiana Jones and the Staff of Kings
Gênero: Ação 3D

Já imaginou se a série Uncharted fosse um jogo real do Indiana Jones ao invés de algo completamente inspirado em Indiana Jones? É basicamente isso que Indiana Jones and the Staff of Kings oferece.
Rogue Galaxy
Gênero: RPG

Se você é fã de Star Wars e de RPGs, você precisa jogar Rogue Galaxy. Este é um dos melhores jogos do gênero lançados para o PlayStation 2, e te coloca na pele de um jovem sonhador que foi criado em um planeta deserto e, por uma ironia do destino, se torna um fugitivo que vai ser o responsável por salvar toda a galáxia.
Ratchet & Clank: Size Matters
Gênero: Aventura 3D

A franquia Ratchet & Clank nunca lançou um jogo ruim, e Size Matters é um ótimo jogo de aventura em 3D perfeito pra quem queria mesmo era estar jogando Mario Odyssey mas não tem um Switch.
Forbidden Siren
Gênero: Terror

Quem é fã de jogos de terror e survival horror precisa baixar Forbidden Siren hoje mesmo. O jogo é conhecido como um dos mais difíceis do gênero de todos os tempos, e os gráficos incríveis para o padrão do PS2 provavelmente vão fazer você borrar suas calças.
SkyGunner
Gênero: Avião em 3ª pessoa
![[PS2] Skygunner trailer](https://i.ytimg.com/vi/WS5jdCq13UU/hqdefault.jpg)
Se você acha que faltava uns joguinhos meio Star Fox para o PlayStation, não precisa achar mais. SkyGunners é um ótimo “clone” dos jogos da Nintendo no gameplay, mas possui todo um estilo visual e personalidade próprios que você vai acabar se apaixonando por ele.
Jak 3
Gênero: Aventura 3D

Entre os sucessos de Crash Bandicoot e a fase de jogos narrativamente mais complexos como Uncharted e The Last of Us, a Naughty Dog marcou o PS2 com a franquia Jak. E Jak 3 tem todos os elementos que a gente encontra na Naughty Dog atual (narrativa complexa e envolvente, uso de armas, ação cinematográfica) mas ainda com vários dos elementos de jogos de aventura 3D que Crash Bandicoot ajudou a popularizar. O resultado disso? Três jogos muito bons. Mas por ser o último da trilogia, Jak 3 tem os melhores gráficos e controles, sendo o mais acessível para quem nunca jogou nenhum desses títulos.
Jak and Daxter: The Lost Frontier
Gênero: Aventura 3D

Dois Jak and Daxter na mesma lista? Sim, eu falei pra vocês que a Sony não dá muita atenção ao PS2. Mas este aqui está na lista por motivos de comparação, já que The Lost Frontier não foi desenvolvido pela Naughty Dog (ela já estava trabalhando na franquia Uncharted na época do lançamento) e é considerado como o jogou que “matou” Jak and Daxter. Então vale a pena jogar os dois e ver como dois times diferentes trabalhando no mesmo gênero de jogo, que usa os mesmos personagens, podem entregar resultados tão diferentes.
Sly 3: Honor Among Thieves
Gênero: Aventura 3D

Outro jogo de aventura de um estúdio que hoje é dos mais importantes da Sony. Antes de entrar no mundo dos super-heróis com a franquia Infamous e criar um dos maiores sucessos do PS4 em Ghost of Tsushima, a Sucker Punch criou uma série de jogos de aventura com o personagem Sly, que é uma espécie de “ladrão do bem”, como um Robin Hood ou Zorro.
Summoner
Gênero: RPG

Um dos primeiros jogos lançados para o PlayStation 2, Summoner é um RPG feito para consoles que tem um gameplay misto de turno e ação contínua, e que lembra muito aqueles que hoje a gente chama de CRPGs (RPGs feitos para se jogar com teclado e mouse no computador, como os primeiros Baldur’s Gate). Se você é fã do gênero, vale baixar e testar.
Star Wars The Clone Wars
Gênero: Ação 3D

Se você tem mais de 30 anos, vai lembrar que durante um bom tempo todo filme lançado nos cinemas ganhava um jogo de videogame baseado nele. E esse é justamente o caso de Star Wars: The Clone Wars. O game é baseado no segundo filme da trilogia prequel (Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones) e te permite controlar diversos veículos, além dos jedis Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi ou Mace Windu. E quer saber? Esse é um dos raros exemplos de que o jogo baseado no filme é melhor do que o filme.
Star Wars Jedi Starfighter
Gênero: Avião em 1ª pessoa

Não tem muito o que falar: é um clássico jogo de nave no universo Star Wars. Se você gosta de um (ou de ambos), provavelmente vai gostar desse aqui também.
Star Wars Racer Revenge
Gênero: Corrida

Qualquer um que nasceu depois de 2005 provavelmente não passou por isso, mas a ideia de corrida de pods foi se tornou uma enorme moda no começo dos anos 2000 (muito porque todo mundo tava empolgado com o retorno de Star Wars e a corrida de pods foi uma das poucas coisas que se salvavam em A Ameaça Fantasma). E é exatamente isso que esse jogo oferece: muitos pods apostando corrida em diversos planetas do universo de Star Wars.
Syphon Filter Dark Mirror
Gênero: Ação 3D

Antes de Splinter Cell, os jogos da franquia Syphon Filter eram o que a gente tinha de melhor em games de ação e espionagem que não se chamavam Metal Gear. Pra quem gosta de jogos lineares e histórias de espionagem que parece saída dos filmes do James Bond dos anos 90, esse jogo é ótimo.
Syphon Filter Logan’s Shadow
Gênero: Ação 3D

Continuação direta de Dark Mirror, Logan’s Shadow traz diversas melhorias de gameplay que aproximam a ação da franquia de outros jogos de espionagem de maior sucesso, como Splinter Cell e Metal Gear Solid. Curiosamente, este foi o último jogo que a Bend Studios desenvolvou para consoles não-portatéis até o lançamento de Days Gone.
Tekken 5
Gênero: Luta

Tekken é que nem pizza: até quando é ruim ainda é melhor do que muitas outras coisas. E Tekken 5 não é um jogo de luta ruim.
Thrillville
Gênero: Simulador de parque de diversões

Thrillville é um jogo único porque traz uma dimensão um tanto diferente aos jogos do tipo “Sim”. Aqui a parte de gerenciamento do parque é bastante simplificada, e ao invés de passar horas brincando de gerente aqui você pode realmente “brincar” no parque. Cada brinquedo é um “minigame” que você pode curtir como se fosse um dos visitantes.
Time Splitters
Gênero: FPS

Um dos títulos de lançamento do PS2 nos EUA, Time Splitters é um jogo de tiro em primeira pessoa com uma premissa diferente: ao invés de um único personagem, você irá controlar diversos personagens diferentes entre os anos de 1935 e 2035. Cada fase se passa em um período distinto, e cada personagem tem algum problema pessoal que precisa ser resolvido. O que liga todas essas histórias? Uma raça alienígena que você precisa receber com chumbo.
Tomb Raider Legend
Gênero: Ação 3D

Esta foi a primeira tentativa da Crystal Dynamics de um reboot das aventuras de Lara Croft. E foi o sucesso desse jogo – considerado por público e mídia como um “retorno aos bons tempos de Tomb Raider” – que permitiu que a empresa continuasse com a franquia e culminou em um novo reboot em 2013.
Wild Arms 3
Gênero: RPG

A franquia Wild Arms se destacou na época do PlayStation por trazer todos os tropos de RPGs de turno medievais estilo Final Fantasy, mas usá-los em um cenário de fantasia baseado no Velho Oeste. E Wild Arms 3 é talvez o melhor jogo de toda a franquia.
Blood Omen 2: Legacy of Kain
Gênero: Ação 3D

Antes de assumir a franquia Tomb Raider, a Crystal Dynamics se destacou por seu trabalho com Legacy of Kain, uma franquia de jogos de ação sobre vampiros. Soul Reaver se tornou o mais famoso deles, mas Blood Omen 2 é um jogo de vampiros que poucas pessoas sabem da existência e que deveria ter um maior reconhecimento.
Dark Chronicle
Gênero: RPG
![Dark Chronicle (Dark Cloud 2) - 2003 PS2 Trailer [High Quality]](https://i.ytimg.com/vi/AvMwUMaYJHU/hqdefault.jpg)
Também conhecido como Dark Cloud 2, Dark Chronicle é um RPG de ação com viagem no tempo, onde os dois protagonistas (Max e Monica) precisam alterar eventos do passado para evitar que o Imperador Griffon destrua o mundo.
Up
Gênero: Aventura 3D

Sim, esse é mais um jogo baseado em filme. No caso, é um jogo baseado na animação da Pixar Up: Altas Aventuras. Neste caso, o jogo não é melhor que o filme, mas também só porque a barra é alta: enquanto o filme Up é uma das melhorações animações já produzidas, o jogo Up é um game de aventura competente mas sem nada de mais.
Everybody’s Tennis
Gênero: Tênis

Dos mesmos criadores de Everybody’s Golf, Everybody’s Tennis é um jogo de tênis que não possui nenhum tenista conhecido e nem tenta simular os grandes torneios do esporte. São personagens caricatos jogando tênis pra se divertir, é se você gosta de tênis diversão é o que não falta aqui.
Fantavision
Gênero: Quebra-cabeça

Fantavision faz parte de uma safra de jogos únicos que a gente só encontrava no PlayStation 2 e que é difícil de explicar. Ele é mais ou menos um Tetris, mas você deve criar “linhas” no céu usando fogos de artifício. É daqueles jogos que você joga e entende e curte, mas se alguém te pedir pra explicar você não vai saber nem por onde começar.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.