1. O desenvolvedor do game se chama Toru Iwatani, um japonês nascido em Meguro, bairro de Tóquio, capital do Japão. Ele tem 60 anos e fez outros jogos, como Libble Rabble (1983). No entanto, nenhum título fez mais sucesso se comparado com Pac-Man. Ele se tornou professor universitário em Osaka e Tóquio, além de ter feito Pac-Man Championship Edition para o Xbox 360 da Microsoft, em 2007.
2. Pac-Man se tornou um desenho animado em 1982 com produção de Hanna-Barbera. Sim, a mesma produção de Tom & Jerry.
3. Os fantasmas do jogo original são quatro: Blinky (Vermelho), Pinky (Rosa), Inky (Ciano) e Clyde (Laranja).
4. O nome original do game no Japão era Pakkuman, no lançamento do ocidente virou Puck-Man (por conta do disco de hockey) e no Brasil chegou como Come Come. O primeiro título foi baseado no barulho do personagem.
5. O Google criou um Doodle clássico baseado em Pac-Man em 2010, quando o jogo completou três décadas.
6. O game foi criado para não ter fim, mas após 255 estágios, o programa apresentava um bug na 256ª fase.
7. Mais de 100 mil fliperamas foram vendidos nos Estados Unidos em 1980.
8. O primeiro port de Pac-Man dos fliperamas para o console foi Atari 2600, o que coincidiu com o primeiro crash dos videogames em 1983, que causou a falência das primeiras plataformas e o surgimento da Nintendo.
9. Pac-Man foi lançado no Apple II, o maior computador da empresa de Steve Jobs em 1980.
10. O jogo chegou nos portáteis Game Boy, Sega Game Gear, Game Boy Color e Neo Geo Pocket Color.
11. Pac-Man faz parte do acervo de Smithsonian Institution, na capital Washington D.C., e no New York's Museum of Modern Art.
12. O personagem come para ficar forte como Popeye ficava forte ao comer espinafre, segundo o criador Iwatani.
13. Iwatani também disse, até 1986, que Pac-Man seria inspirado em uma pizza faltando um pedaço. Era mentira.
14. Pac-Man deixou de ser Puck-Man porque os criadores temiam que as pessoas vandalizassem os fliperamas americanos para transformar o personagem em Fuck-Man.
15. Ao todo, foram vendidos 400 mil fliperamas por mais de US$ 2 bilhões em dois anos. Em 1982, Pac-Man tinha 30 milhões de usuários ativos e massificou ainda mais os videogames.
16. Pac-Man foi uma das inspirações de Hideo Kojima para criar Metal Gear em 1987, criando os jogos de stealth, espionagem invisível.
17. Ms. Pac-Man, a versão do game com personagem feminina para atrair mulheres, chegou em janeiro de 1982. O jogo era para se chamar Pac-Woman.
18. Pac-Man já foi animação digital do prédio da FIESP na Avenida Paulista, na cidade brasileira de São Paulo.
19. Quando o Come Come foi lançado, a moda eram jogos espaciais de tiro, como Asteroids e Space Invaders. O título da Namco mudou a indústria, especialmente os fliperamas.
20. Pac-Man apareceu em filmes: Scott Pilgrim (2010) e Detona Ralph (2012) tiveram referências do herói amarelinho.
21. O jogo original era de 24 KB. Imagens na internet possuem um tamanho maior dentro do seu computador.
22. O Guiness Book elegeu Pac-Man como o ícone mais reconhecido no mundo dos videogames em 2005.
23. Mais de 400 produtos nos Estados Unidos possuem o personagem amarelo do jogo.
24. Em 23 de julho de 2015, o filme Pixels irá trazer Pac-Man como vilão.
25. Há pelo menos 11 jogos clonados do título original da Namco.
26. Acredite se quiser: Grand Theft Auto, especialmente em suas primeiras versões 2D, foi inspirado em Pac-Man. Fugir da polícia pode ser muito parecido com escapar dos fantasminhas.
27. John Romero, o designer de Doom e Wolfenstein 3D, também cita o herói amarelo como sua referência na criação de games.
28. O programador original foi Shigeo Funaki. Pac-Man também teve seus efeitos sonoros feitos por Toshio Kai.
29. Os fantasmas do jogo também são chamados de monstrinhos e até de goblins.
30. O sucesso de Pac-Man não é considerado grande apenas do ponto de vista comercial. Sua influência cultural é considerada um fenômeno social.
31. O jogo mais vendido para Atari 2600 foi Pac-Man, com sete milhões de cópias comercializadas.
32. Ms. Pac-Man foi o 12º jogo mais vendido do Mega Drive, da Sega, nos anos 1990.
33. Pac-Man vendeu 30 milhões de cópias nos Estados Unidos para celulares.
34. A grande influência deste game em relação aos demais foi estimular a jogabilidade de sobrevivência, não só caçando inimigos.
35. O lutador filipino Manny Pacquiao de boxe utiliza o apelido Pac-Man. O nome vem de suas iniciais e o pessoal inverteu, fazendo referência ao personagem dos games.
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