O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, criou e disponibiliza um diversificado conjunto de instrumentos financeiros para atender às necessidades de investimento e crescimento das empresas brasileiras do setor de jogos digitais. São mecanismos de apoio idealizados para auxliar o mercado produtor de jogos, com destaque para os programas de financiamento BNDES Procult e BNDES Prosoft e para o produto Cartão BNDES.
Fernanda Menezes Balbi, técnica da Gerência de Estudos Setoriais do Depto Economia da Cultura no BNDES, já havia afirmado em entrevista a importância dos Games como um "setor de geração de recursos econômicos, uma indústria com vocação para geração de conteúdo inédito e propriedade intelectual". "Nesse setor ainda há muita informalidade. Acho que há a necessidade de uma governança, há a necessidade de um trabalho de discussão e fortalecimento do setor, são muitas empresas dispersas, espalhadas, e acho que as associações podem contribuir para a união dessa expertise e difusão, mas acho que há um clima muito positivo, é um momento muito peculiar o que estamos vivendo", explicou.
Abaixo, são apresentados brevemente os detalhes de cada programa:
BNDES Procult
O Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult) oferece financiamento de longo prazo a todas as cadeias produtivas da economia da cultura, dentre elas a de jogos digitais.
Informações podem ser acessadas nesse link.
BNDES Prosoft
O BNDES-Prosoft é um programa voltado ao desenvolvimento da indústria nacional de software e serviços de tecnologia da informação (TI). Seu subprograma BNDES Prosoft – Empresa pode financiar o plano de negócios das empresas.
Vea outras informações no link do site.
Cartão BNDES
Disponível para micro, pequenas e médias empresas nacionais, o Cartão BNDES é um cartão com crédito pré-aprovado de até R$ 1 milhão e prazo de pagamento de até 48 meses. O Cartão BNDES pode ser utilizado para adquirir os mais de 200 mil itens de variados setores, expostos no Portal de Operações do Cartão BNDES por fornecedores credenciados, incluindo:
• computadores, servidores e softwares nacionais;
• serviços de pedido de registro de propriedade intelectual junto ao INPI;
• serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionados à pesquisa aplicada para o desenvolvimento de produtos e processos.
Mais detalhes estão acessíveis na página do serviço.
As informações deste artigo foram divulgadas pela equipe de produção do BIG Festival.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.