Indústria

Como a extrema direita, Ubisoft solta trailer de game criminalizando Black Lives Matter

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos

A Ubisoft liberou o trailer de Tom’s Clancy Elite Squad. O vídeo, de 1:36 de duração, mostra um esquadrão de elite armado contra um manifestantes de rua que possuem os mesmos gestos dos protestos do Black Lives Matter nos Estados Unidos, a maior mobilização do movimento negro na história recente, com repercussão mundial.

Isso acontece na mesma semana que um supremacista branco chamado Kyle Rittenhouse, apoiador de Donald Trump e de policiais norte-americanos, foi preso após andar livremente armado com um fuzil num protesto do BLM e matar duas pessoas na ocasião. A Ubisoft, que parecia ter games focados em minorias, foi “ingênua” ao liberar um trailer desses ou apenas exemplificou como a ideologia racista que existe nos EUA? Ideologia exibida às vezes de maneira velada ou explícita no neofascismo da extrema direita que adora líderes como Trump, Bolsonaro, Orban e outros.

Isso também acontece um dia após a morte do ator, diretor e roteirista Chadwick Boseman, o Pantera Negra do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), que contribuiu para trazer causas negras para os grandes filmes de super-heróis.

A empresa francesa soltou uma nota lamentando o gesto do BLM retratado no trailer e afirmando que fará correções, mas há jornalistas propondo boicote de cobertura e consumo de produtos da companhia – que recentemente passou por acusações graves de assédio.

O assunto está bombando nos Trending Topics do Twitter, com mais de 20 mil menções. Veja acima algumas das mensagens.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Ver Comentários

  • mimimimimimimimimimimimimi

    oh que mundo este, até de jogos eles choram.

    Dá mesmo vontade que vocês morram e depressa.

    • MiMimi é o cara lho, o bagulho tá explícito e vc é uma putinha de fascista ao passar pano

      • peixoto, você é muito escroto! Putinha foi sua mãe, que nem seu pai você sabem quem é.
        Fascista na verdade é você e os outros anormais esquerdalhos, vocês é que querem proibir tudo!!!
        VOCÊS SÃO OS FASCISTAS, SEUS MERDAS!

        • Fascistas não são sinônimo de "pessoas que não coadunam com a pauta socialista". Todos que rotulam os que não dizem amém para as pautas da Revolução são apenas pessoas de opiniões diferentes. Mas socialistas sempre quiseram vencer no grito e na difamação. Depois se dizem democratas, sei. Democracia para socialistas quer dizer: apenas eles no poder.

      • Você não sabe o que é fascista, amigo. Fascista não é nerdão que joga videogame e fica o dia inteiro falando merda na internet.

  • Que nojo! Agora a Ubisoft se excedeu, na cara dura se aproveitando de um momento delicado pra fazer um jogo escancaradamente intolerante com os movimentos antiraracistas. Espero que a direção tome providências sérias ao invés dessa nota ridícula, e que os escritores sejam devidamente culpabilizados e punidos pela covardia.

  • Complicado!!! pois o "punho levantado" sempre foi usado por inúmeros tipos de movimentos, inclusive, dentre eles, fascistas e comunistas. Logo, creio q o momento foi inoportuno de usar o simbolo, mas tbm n pode um simbolo se tornar uma propriedade assim, pois jaja vem um grupo extremista dizer q o simbolo pertence a eles, e nada nem ninguem poderá usar mais o simbolo de punho levantado...

  • Mais um artigo de desinformação socialista. Primeiro que o BLM não é realmente um movimento que luta pelo fim do racismo. O BLM luta sim pela implantação da Revolução Socialista nos EUA. Depois que não é um movimento pacífico nem um pouco. Por onde ele passa deixa destruição e violência. Ele usa da intimidação e da violência para conseguir seus fins revolucionários, portanto está bem próximo do Estado Islâmico. E o Kyle Rittenhouse não é nenhum tipo de supremacista. Ele é apenas um cidadão americano que estava ajudando a polícia a proteger a cidade e os cidadãos de Kenosha contra a ira Revolucionária do BLM. Ele foi atacado por integrantes do BLM, um inclusive apontou uma pistola para ele. Foi atacado e jogado ao chão atirou em legítima defesa. Inclusive nunca escondeu sua identidade (assim como os agentes revolucionários do BLM sempre fazem) e se entregou à polícia. Ele inclusive logo em seguida pediu ajuda médica para as pessoas ali. E depois que o punho cerrado é símbolo socialista, e não um símbolo do BLM. E nem o BLM e nem o Pantera Negra fizeram nada de útil contra o racismo até hoje. A causa da luta contra o racismo, assim como outras, é mais um causa sequestrada pelos socialistas.

    • E pra quem acha que a descrição do BLM é exagero, nas palavras do site deles: "Objetivo: derrubar o capitalismo". Um dos fundadores também se descrevem como "marxistas treinados" numa entrevista.

    • Enfim vi uma dissertação coerente sobre o assunto. BLM atrás da "mídia marrom" saqueia comércios, aplica danos físicos e mentais com sua "revolução socialista" e em pessoas que geralmente não tem nada a ver com isso. Movimento financiado por bilionários socialistas que estão doidos pelo reset mundial com essas pautas separatistas e grupelhos de revolucionários que mais destroem do que produzem.

  • Só faltou mencionar que o jogo foi parceria coma III Reich Entertainmnet. Só para ajudar na 'desinformação'

  • Quando finalmente a Ubisoft acerta uma, fazem a merda de recuarem pelos militantes da internet. N recuem, o BLM não é um movimento antiracista. Assim como o ANTIFA não é um movimento antifascista.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!