Como a extrema direita, Ubisoft solta trailer de game criminalizando Black Lives Matter

Trailer com teor racista e contra movimentos antirracistas

Como a extrema direita, Ubisoft solta trailer de game criminalizando Black Lives Matter. Foto: Reprodução/Twitter

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos

A Ubisoft liberou o trailer de Tom’s Clancy Elite Squad. O vídeo, de 1:36 de duração, mostra um esquadrão de elite armado contra um manifestantes de rua que possuem os mesmos gestos dos protestos do Black Lives Matter nos Estados Unidos, a maior mobilização do movimento negro na história recente, com repercussão mundial.

Isso acontece na mesma semana que um supremacista branco chamado Kyle Rittenhouse, apoiador de Donald Trump e de policiais norte-americanos, foi preso após andar livremente armado com um fuzil num protesto do BLM e matar duas pessoas na ocasião. A Ubisoft, que parecia ter games focados em minorias, foi “ingênua” ao liberar um trailer desses ou apenas exemplificou como a ideologia racista que existe nos EUA? Ideologia exibida às vezes de maneira velada ou explícita no neofascismo da extrema direita que adora líderes como Trump, Bolsonaro, Orban e outros.

Isso também acontece um dia após a morte do ator, diretor e roteirista Chadwick Boseman, o Pantera Negra do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), que contribuiu para trazer causas negras para os grandes filmes de super-heróis.

A empresa francesa soltou uma nota lamentando o gesto do BLM retratado no trailer e afirmando que fará correções, mas há jornalistas propondo boicote de cobertura e consumo de produtos da companhia – que recentemente passou por acusações graves de assédio.

https://twitter.com/oberoncomsono/status/1299782045284139008

O assunto está bombando nos Trending Topics do Twitter, com mais de 20 mil menções. Veja acima algumas das mensagens.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments