Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos
A Ubisoft liberou o trailer de Tom’s Clancy Elite Squad. O vídeo, de 1:36 de duração, mostra um esquadrão de elite armado contra um manifestantes de rua que possuem os mesmos gestos dos protestos do Black Lives Matter nos Estados Unidos, a maior mobilização do movimento negro na história recente, com repercussão mundial.
Isso acontece na mesma semana que um supremacista branco chamado Kyle Rittenhouse, apoiador de Donald Trump e de policiais norte-americanos, foi preso após andar livremente armado com um fuzil num protesto do BLM e matar duas pessoas na ocasião. A Ubisoft, que parecia ter games focados em minorias, foi “ingênua” ao liberar um trailer desses ou apenas exemplificou como a ideologia racista que existe nos EUA? Ideologia exibida às vezes de maneira velada ou explícita no neofascismo da extrema direita que adora líderes como Trump, Bolsonaro, Orban e outros.
Isso também acontece um dia após a morte do ator, diretor e roteirista Chadwick Boseman, o Pantera Negra do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), que contribuiu para trazer causas negras para os grandes filmes de super-heróis.
A empresa francesa soltou uma nota lamentando o gesto do BLM retratado no trailer e afirmando que fará correções, mas há jornalistas propondo boicote de cobertura e consumo de produtos da companhia – que recentemente passou por acusações graves de assédio.
O assunto está bombando nos Trending Topics do Twitter, com mais de 20 mil menções. Veja acima algumas das mensagens.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.