Indústria

Confira o guia básico para iniciantes em Metal Gear Solid

Metal Gear e Metal Gear Solid são franquias que consolidaram a carreira do desenvolvedor de games Hideo Kojima. A série de jogos instaurou o gênero de espionagem tática e venderam milhões de cópias. Neste guia básico, vamos explicar por quais razões esses games são tão importantes.

Vamos a elas.

O primeiro Metal Gear foi lançado em 1987. O jogo foi criado para competir com a franquia Contra e foi o projeto que resgatou Kojima depois de Penguim Adventure. Ele era novato na empresa, a gigante japonesa Konami. O jogo ultrapassou um milhão de cópias, emulando elementos de Pac-Man e de clássicos da Nintendo no computador MSX.

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos 

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

Snake’s Revenge e Metal Gear 2: Solid Snake, em 1990, aprofundaram as influências de Rambo e do cinema de Hollywood na saga de Solid Snake versus Big Boss, o mercenário dono dos robôs nucleares Metal Gear. Os títulos também marcaram a entrada de Kojima no Famicom, o Nintendinho.

Metal Gear Solid de 1998 foi um clássico instantâneo. Imaginado para o 3DO, foi lançado para o primeiro PlayStation e vendeu mais de seis milhões de cópias. Foi o jogo que consolidou dublagem profissional de atores em um roteiro digno do cinema que Hideo Kojima admira.

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty chegou em 2001. É o título de Kojima que mais vendeu: sete milhões de cópias. Saiu no início do século 21, quando a indústria de games ultrapassou a do cinema.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater é de 2004 e teve uma recepção mais morna, com três milhões de cópias. O jogo, que resgata as origens do vilão Big Boss, no entanto, foi um sucesso absoluto de crítica.

Já Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (2008) foi detonado pela imprensa e foi título Metal Gear mais crítico com a indústria de jogos. Ele critica o sucesso de Call of Duty e de jogos de tiro de guerra em primeira pessoa. É a mais forte crítica de Kojima ao ocidente e aos Estados Unidos.

Metal Gear Solid: Peace Walker (2010) foi a entrada definitiva de Kojima no PS Vita, portáteis e teve um excelente port para PlayStation 3. É o começo a construção do elo da história entre Big Boss e o herói Solid Snake.

E, por fim, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (2015) foi o fechamento de Hideo Kojima para sua franquia mais lucrativa em um jogo de mundo aberto extremamente interativo – com história mais vaga.

É importante também lembrar de outros jogos da franquia, que não brilharam tanto quanto os “canônicos”, mas que complementam MGS na jogabilidade e em seus enredos alternativos:

Metal Gear Solid: VR Missions (1999, PlayStation), Metal Gear Ghost Babel (2000, Game Boy Color), Metal Gear Solid: The Twin Snakes (2004, GameCube, remake do MGS de 1998), Metal Gear Acid (2004, PSP), Metal Gear Acid 2 (2005, PSP), Metal Gear Solid: Portable Ops (e o Plus, 2006 e 2007, PSP), Metal Gear Mobile (2008, N-Gage), Metal Gear Solid Touch (2009, iOS), Metal Gear Solid: Social Ops (2012, iOS e Android), Metal Gear Rising: Revegeance (2013, PlayStation 3, Xbox 360 e PC) e Metal Gear Survive (2018, PlayStation 4, Xbox One e PC).

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Breath of Fire IV retorna ao PC por apenas R$25

Jogo entrou na lista do Programa de Preservação da GOG

12 minutos atrás

Após Euphoria, Sydney Sweeney está apostando nos videogames

Atriz foi confirmada em duas adaptações de jogos nesta semana

53 minutos atrás

Gamescom Latam: Governo Tarcísio apresenta estande com Jornada Gamer

Espaço contará com oficinas, bibliotecas de jogos, apresentações da Fábrica de Games, além de distribuição…

2 horas atrás

Gamescom Latam anuncia IGN Brasil como media partner

Maior portal de games do Brasil terá programação no palco principal, além de apresentar conteúdo…

2 horas atrás

igus diz que lançou primeiro robô humanoide e móvel em feira de Hannover, na Alemanha

Durante o evento, a empresa apresentou suas inovações e processos produtivos para cerca de 80…

3 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!