"Seu emprego não será perdido para a IA, mas para quem sabe usá-la", diz a VP da Coursera ao Drops de Jogos - Drops de Jogos

“Seu emprego não será perdido para a IA, mas para quem sabe usá-la”, diz a VP da Coursera ao Drops de Jogos

Trena Minudri trabalhou também na IBM e na PwC

Trena Minudri fala ao Drops de Jogos. Foto: Reprodução/YouTube

Trena Minudri fala ao Drops de Jogos. Foto: Reprodução/YouTube

Trena Minudri é VP de Desenvolvimento de Pessoas e Chief Learning Officer na Coursera, uma especialista em talentos. Também tem experiência em gerar resultados de negócios em aprendizagem, liderança, análise de talentos, mudança cultural e eficácia organizacional.

Ela trabalhou na IBM em diversas posições, de 2003 a 2021, sendo a última como Global Learning Business Strategy e Digital Solutions Leader. Também tem em seu currículo uma longa passagem pela PWC Consulting – People and Organization por 10 anos. Na conversa, ela lembrou até do Watson, iniciativa de inteligência artificial da IBM que fez história.

O Drops de Jogos fez uma entrevista com ela em inglês no programa NewsGames 333 da Rádio Geek. Perguntamos a ela sobre a recente demissão em massa, os layoffs, e como ela imagina o mercado em cinco anos.

Esta foi a resposta.

Este é um assunto fascinante e todos estamos pensando nele neste momento. É algo novo, mas que está mudando muito rapidamente. Algo que eu acredito é que, e eu posso receber crédito por essa citação, seu trabalho não será substituído por gen IA [inteligência artificial generativa], mas ele será por quem está utilizando esse tipo de IA. Há muitos papéis que precisam de intervenção humana, mas a IA pode os tornar mais produtivos, mais eficientes, mais criativos.

É mais sobre como o meu trabalho e o meu papel podem ser melhorados com IA, mas é claro que há cenários que vão mudar dramaticamente. E em muitos casos é como pensar em incorporar IA no seu papel profissional. 

Há um tempo atrás, dizíamos que os trabalhos mais expostos eram os sem especialização. Mas estudos recentes do Mackenzie, do World Economic Forum e de outras fontes apontam que agora os trabalhos especializados estão expostos à IA. Não ameaçados, mas expostos sim. 

Na base disso tudo, há pessoas aprendendo e há a necessidade de conhecimento. Entender a IA, entender a engenheria do prompt, os códigos, é algo importante. E o que acontece no macro [as demissões], isso ainda vai se desdobrar, se resolver e mudar.

Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com mais de 129 milhões de alunos registrados em 30 de junho de 2023.

A Coursera faz parceria com mais de 300 universidades para oferecer um catálogo de conteúdo, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, bacharelado e mestrado. Instituições em todo o mundo, como Stanford, Columbia e a USP, usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera tornou-se uma empresa de utilidade pública de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.

Dá para ver a fala dela no minuto 18:30.

Trena Minudri fala ao Drops de Jogos. Foto: Reprodução/YouTube

Trena Minudri fala ao Drops de Jogos. Foto: Reprodução/YouTube

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments