David Bowie morreu aos 69 anos de câncer; sua música abre o último Metal Gear Solid de Hideo Kojima - Drops de Jogos

David Bowie morreu aos 69 anos de câncer; sua música abre o último Metal Gear Solid de Hideo Kojima

O músico multi-instrumentista e cantor David Bowie faleceu na noite deste domingo, 10 de janeiro de 2016, após 18 meses de batalha contra um câncer. O "Elvis inglês" havia lançado o disco The Next Day (2013) e, dois dias antes de morrer, no seu aniversário de 69 anos, lançou o álbum Black Star. Produzido em conjunto com Tony Visconti, o mesmo da fase Heroes (1977), o trabalho é um verdadeiro epitáfio. Bowie sabia que estava para morrer, como prova a letra da música "Lazarus".

Foto: Divulgação/Montagem/Drops de Jogos

Outra faceta do "Camaleão do Rock", além de mudar de penteados e transformar obras de arte conceitual em cifras milionárias, foi sua participação nos videogames. O jogo Omikron: The Nomad Soul, primeiro da Quantic Dreams (Beyond: Two Souls) e lançado em 1999/2000 para PC e Dreamcast, trouxe pela primeira vez na história o próprio David Bowie. O cantor ainda por cima influenciou diversos personagens, de Squall Leonhart (Final Fantasy VIII) passando por Leon Kennedy (saga Resident Evil), Raiden (Metal Gear Solid) e até mesmo o Pokémon Zangoose. O site GiantBomb fez uma boa compilação das figuras dos videogames.

Mas a última obra-prima de Bowie nos jogos eletrônicos foi a sua música para abrir Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. "The Man Who Sold The World" guarda uma ligação íntima com a história do anti-herói Big Boss, que não vamos revelar para não dar spoilers. Mas também é importante dizer que, fisicamente, Boss lembra a persona alien Ziggy Stardust de Bowie nos anos 70, assim como seu clone Solid Snake é mais parecido com o herói Rambo, de Sylvester Stalone.

O jogo tem um grupo de mecenários chamado "Diamond Dogs", em homenagem à música do cantor inglês. A equipe é liderada por Big Boss.

E o próprio desenvolvedor de games, Hideo Kojima, prestou uma homenagem ao saber da morte de David Bowie. Ele postou, nesta manhã, um tuíte afirmando que estava ouvindo o disco Black Star.

Confira a versão de "The Man Who Sold The World" e a postagem no site Twitter.

 

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indústria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments