Indústria

EXCLUSIVO: Criador do Tibia fala da inspiração do jogo, outros MMORPGs e futuro

Stephan ‘Steve’ Vogler concedeu uma entrevista EXCLUSIVA ao Drops de Jogos nesta terça (21). O desenvolvedor da CipSoft contou sobre a criação de Tibia, seu maior MMORPG, jogo de RPG massivo, online desde 1997.

Na comunidade internacional, os brasileiros compõem o maior público do Tibia. Com gráficos simples e num ambiente medieval com magos e dragões, o jogo roda na maioria dos computadores e foi um fenômeno em lan houses.

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Competia com Ragnarok Online, jogo sul-coreano, e com o gigante World of Warcraft da americana Blizzard.

Você pode jogar Tibia de graça até hoje. O jogo tem quase 25 anos.

Steve disse que a principal inspiração de Tibia foi Ultima Online (1997).

Ele também falou sobre seu jogo LiteBringer, que está vinculado com a tecnologia blockchain e criptomoedas. O game é ambientado nesse nicho de NFT, em que os players ganham dinheiro – uma experiência totalmente diferente da gratuidade de Tibia.

Steve também se disse fã de World of Warcraft, que ele afirmou que mudou a indústria, além de admirar Ragnarok.

A entrevista foi em inglês. Ao final as respostas são traduzidas para o português.

Veja acima.

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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