Google Play também retira Fortnite da loja após disputa entre Apple e Epic - Drops de Jogos

Google Play também retira Fortnite da loja após disputa entre Apple e Epic

Mais briga de cachorro grande

Fortnite. Foto: Divulgação

O Google bloqueou na noite desta quinta (13) a distribuição de Fortnite por meio da loja Google Play Store.

O jogo já havia sido suspenso na App Store após violar as diretrizes da Apple. As responsáveis pelo Android e iOS travam uma batalha contra a Epic Games, que tenta contornar a taxa cobrada pelas lojas de aplicativos em compras dentro do jogo. A briga começou quando a Epic lançou uma nova modalidade de pagamentos dentro de Fortnite: seria possível adquirir conteúdos do jogo diretamente com a desenvolvedora, sem passar pelo método tradicional de compras in-app de Google e Apple.

Isso permite que os usuários comprem V-Bucks, a moeda do game, com descontos de até 20% de forma permanente. Google Play e a App Store não gostaram da ideia, já que as lojas ganham uma comissão de 30% para qualquer compra realizada dentro de aplicativos. A Apple, por não oferecer alternativas para baixar aplicativos no iOS, está na mira de outras empresas de tecnologia e tenta provar ao mercado que suas taxas não são anticompetitivas para o mercado. Em comunicado, o Google confirma o banimento do jogo na principal loja de aplicativos do Android.

“Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play Store porque viola nossas políticas. No entanto, deixamos em aberto a possibilidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”, ressalta.

Fortnite ainda pode ser baixado por outros meios e o Google reconhece isso. “O ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam apps por meio de múltiplas lojas de apps. Para os desenvolvedores de jogos que optarem por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários”. O jogo para Android continua sendo distribuído por meio do site oficial, que permite baixar o APK do jogo para instalá-lo manualmente. A Epic Games também incentiva o download do game por meio da Samsung Galaxy Store.

Vimos no Tecnoblog.

LEIA MAIS – Apple remove Fortnite de sua loja e Epic entra com ação judicial

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments