GTA 6 está em reta final e os desenvolvedores do projeto estão voltando para o trabalho presencial nos escritórios da Rockstar em abril por imposição da empresa. Boa parte deles se recusam a fazer isso. No final de fevereiro, a Rockstar enviou um comunicado à sua equipe informando que encerrará o regime de trabalho híbrido.
Companhia quer otimizar a produtividade e garantir o máximo de qualidade possível em GTA 6. O argumento da gigante americana logo foi refutado por diversos funcionários da casa. Alguns deles são membros do Sindicato de Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB).
De acordo com o órgão, a Rockstar planeja o retorno aos escritórios no dia 15 de abril para, potencialmente, voltar a praticar o crunch no regime de trabalho, que consiste em longas jornadas de desenvolvimento e pouco descanso.
O presidente da IWGB, Austin Kelmore, explica que o órgão também está cobrando transparência da Rockstar no que diz respeito aos salários e promoções, além de uma “cultura de local de trabalho saudável e um equilíbrio entre vida profissional e pessoal centrado no que cada trabalhador precisa”.
Em 2023, 175 funcionários sindicalizados da Rockstar assinaram uma petição para que a empresa mantenha o regime de trabalho totalmente remoto. O documento foi um protesto à alternativa do estúdio em tornar o modelo de trabalho híbrido, com ida ao escritório pelo menos três vezes na semana, o que acabou não acontecendo.
Desde então, os devs estão trabalhando de casa. GTA 6 tem janela de lançamento prevista para 2025, e deve chegar no PlayStation 5 e Xbox Series X|S primeiro.
Com informações do Voxel e VGC.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.