Indústria

Conteúdo considerado transfóbico de GTA V é removido do PS5 e do Xbox Series

Os personagens trans caricatos foram removidos de GTA V e GTA Online nas versões de PS5 e Xbox Series. Esse conteúdo, considerado transfóbico por parte da comunidade, estava presente em todas as outras versões lançadas desde 2013. Segundo o GamesRadar, a observação foi feita por meio da conta Kirsty Cloud, do Twitter, responsável pelo site de fãs GTA Net.

Ação atenderia um pedido da organização OutMakingGames, que pedia a remoção do conteúdo desde 2021.

“Nas versões de nova geração de GTAV/GTAO, a Rockstar parece ter desabilitado as caricaturas trans, ou ‘drag queens’, de aparecerem fora de Cockatoos. Isso pode ter acontecido por causa de um pedido da OutMakingGames do ano passado. Espero que essa decisão traga conforto a qualquer pessoa que sentiu que esses NPCs remetiam a estereótipos ruins”, disse Kirsty Cloud.

Jogadores ainda poderão encontrar os modelos de personagem que foram removidos por meio do Modo Diretor. Contudo, você não os verá mais em lugares nos quais eles costumavam aparecer. Então, não estranhe se determinados tipos de NPC desaparecerem.

LEIA MAIS

1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda

GTA V. Foto: Divulgação

Numa publicação no Twitter, a própria organização OutMakingGames, dedicada aos direitos da comunidade LGBTQIAP+, agradeceu à Rockstar pela remoção do conteúdo apontado como transfóbico.

“No ano passado, escrevemos uma carta aberta à @Rockstar, pedindo que removessem o conteúdo transfóbico do lançamento da próxima geração de GTA 5. Estamos empolgados em dizer que eles fizeram isso. Obrigado a todos na Rockstar que priorizaram este problema”, consta.

GTA 5 e GTA Online estão disponíveis para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC.

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!