O site Terra Game On noticia que, de acordo com um arquivo online que vem sendo usado para registrar as demissões na indústria de games, estima-se que 10.100 pessoas já tenham sido demitidas apenas em 2024. Em 2023, o número de demitidos foi de 10.500 pessoas.
Isso significa que quase a mesma quantidade de indivíduos foi impactada até agora em 2024 e em menos da metade do tempo. Segundo a Eurogamer, o arquivo lista demissões de acordo com estúdios, distribuidoras e empresas.
Entre as principais com mais desligamentos em 2024, temos a Activision Blizzard com 1.900, a Unity com 1.800, PlayStation Studios com 900, Electronic Arts com 670 e Take-Two com 600, sendo que alguns destes números são aproximados e não exatos.
Juntando todos os estúdios de uma mesma corporação, a Microsoft, por exemplo, já demitiu cerca de 2.150 pessoas este ano, mais do que qualquer outra empresa na lista. Usando também 2023, mais de 20 mil pessoas perderam o emprego na indústria de videogames em 18 meses, com o Embracer Group sendo um contribuidor de peso neste número, tendo seu número de funcionários reduzido em 4.532 pessoas nos últimos 12 meses.
Há também empresas que estão listadas mas que não se sabe quantas pessoas foram despedidas nelas, e aquelas que demitiram mas ainda não estão na lista, como a Square Enix, que anunciou recentemente que demitiu um número desconhecido de funcionários nos Estados Unidos e Europa. Espera-se que mais demissões ocorram ao longo do ano, mas não na mesma escala do que vem ocorrendo nos últimos meses.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.