Drops de Jogos recebeu informações oficiais da marca. Black Friday 2024: KaBuM! vende o equivalente a 59 torres Eiffel em PS5, seis vezes mais do que no ano passado. Prometeu e entregou tudo! O KaBuM! – maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina – realizou a maior Black Friday de sua história em 2024.
Este ano, a campanha começou ainda mais cedo, com antecipação de ofertas desde outubro e diversas estratégias que aproximaram o consumidor. O resultado não poderia ser diferente: a marca cresceu 17% em vendas gerais apenas na quinta (28) e sexta (29), no comparativo com a Black Friday do ano passado.
Os descontos chegaram até 90% em categorias como hardware, computadores, periféricos, consoles e games, smartphones e muito mais. O consumidor também contou com uma série de benefícios como frete grátis, parcelamento em até 10 vezes sem juros, 15% off em pagamentos por PIX e cupons adicionais.
O principal destaque ficou por conta do queridinho do momento, o PlayStation 5. Com uma venda seis vezes maior do que a do ano passado e se consolidando como o maior vendedor do console do Brasil, se o total de produtos fosse empilhado chegaria a uma altura equivalente a de 59 torres Eiffel, localizada em Paris. O item chegou a ser vendido pelo menor preço do mercado, a menos de 3 000 reais durante a Black Friday, e ainda disponibilizou um cupom adicional de 300 reais off para os consumidores na última quinta (28). Outro item de desejo do ano foi notebook. O e-commerce vendeu o equivalente a 15 campos de futebol apenas com o produto.
“Nossa missão era fazer a maior Black Friday de todos os tempos, e conseguimos! Durante o período, o KaBuM! tem a oportunidade de promover ofertas além do esperado pelo público, com a possibilidade de fazer até mesmo upgrade nos itens de desejo. Preparamos nosso estoque ao longo do ano e antecipamos as ofertas para que os ninjas aproveitassem ao máximo”, diz Julio Cesar Trajano, CEO do KaBuM!.
Uma categoria que conquistou bom alcance de vendas foi a de hardware, com aumento de cerca de 10% durante a última quinta e sexta-feira, no comparativo com 2023. Os produtos com venda e entrega realizada diretamente pela marca (1P) registram aumento de 14% no período. Já o marketplace do KaBuM!, composto por parceiros que vendem no e-commerce (3P), cresceu 32% nas vendas entre 28 e 29 de novembro.
Outra grande revelação da Black Friday foi o robô aspirador. O KaBuM! tem três dos dez modelos mais buscados na categoria durante o período deste ano, segundo dados dos sites comparadores de preço Zoom e Buscapé. Todos fazem parte da linha própria da marca, chamada KaBuM! Smart. O robô aspirador KaBuM! Smart 900 está no topo dessa lista justamente por ser tão inovador e eficiente, com limpeza automática do aparelho depois da faxina. O KaBuM! Smart 700 aparece como segundo colocado e o KaBuM! Smart 100 em 7º lugar entre os mais procurados na Black Friday de 2024.
“Ao longo do ano, consolidamos uma estratégia de marketing que contribuiu para uma marca ainda mais forte para a Black Friday, que trouxe crescimento de 26% em visitas ao nosso site no período”, afirma Bruno Chamas, head de Marketing do KaBuM!.
Logística
Em 2024, o KaBuM! teve um aumento no setor de logística, que cresceu 84% no quadro de funcionários no centro de distribuição em Viana, no Espírito Santo, e 37% no CD de Extrema, em Minas Gerais, em comparação a um mês anterior ao período de Black Friday. Para se adequar à alta demanda, a marca ampliou a escala de 3 para 4 turnos, com operação ininterrupta entre 24 e 26 de novembro.
Loja física
E não é apenas no site que as ofertas fizeram sucesso entre o público. Este foi o primeiro ano que o KaBuM! contou com sua loja física durante uma Black Friday. Localizada na Zona Norte de São Paulo, o espaço conta com mais de 6 000 produtos OpenBox e que receberam até 90% off entre 25 e 1º de dezembro. No período foi realizada a maior venda desde sua inauguração, em abril deste ano, e a venda de sexta-feira correspondeu a quase dez vezes a de um dia tradicional no espaço físico.
A loja contou com ativações de influenciadores como Bistecone e Maumau, além de ofertas relâmpagos, sempre às 18h, com descontos especiais para os clientes em busca de itens como PS5, robôs aspiradores, placas de vídeo, processadores, monitores, PCs gamer, entre outros.
Recorde de lives
Em 2024, o KaBuM! realizou uma verdadeira maratona de lives para se aproximar do consumidor e não deixar uma só oferta passar despercebida. E mais uma vez a marca bateu seu próprio recorde. Foram cerca de 1 000 horas de transmissão ao vivo, em diversos formatos e plataformas, por 48 dias seguidos. As lives contaram com ofertas exclusivas, cupons, drops de produtos e participação de convidados especiais, como Gaules, Brino e Canaltech. Na última quinta-feira, 28, o influencer Gustavo Ferrarezi, do Labz Studio, esteve ao vivo diretamente do centro de distribuição do KaBuM! em Viana (Espírito Santo), e montou dois PCs gamer de alta performance – avaliados em 15 000 reais cada. As duas máquinas foram oferecidas com 99% de desconto para espectadores sortudos nas transmissões. O streamer Alanzoka também realizou, em live da marca, o drop de um PS5, com a mesma porcentagem.
Squad de influenciadores
Só deu KaBuM! nas redes do KaBuM! nesta Black Friday. O e-commerce montou um squad composto por 42 influenciadores que, juntos, somam mais de 80 milhões de alcance. Além dos embaixadores Gaules, Paulinho o Loko e Alanzoka, integram-se à campanha nomes como Virtuu, TechGus, Bruno Helal, Thay Brilhant, Ga Girardi, Bella Reboredo, Cozy Prici, Larissa Martins, Ana Beatriz Wingert, Luke Kaell, Vivi Hyun e muitos outros. A grande aposta do KaBuM! foi Marco Túlio, que se tornou um verdadeiro gamer para a Black Friday em conteúdos com a trend estilo POV. Os vídeos já impactaram mais de 30 milhões de pessoas nas mídias sociais.
Comunidade no centro do negócio
O relacionamento do KaBuM! com sua comunidade é de longa data. E nada mais justo retribuir para quem está sempre presente. Nesta Black Friday, quem faz dos canais da marca, como canal no Telegram, lista de transmissão por email e Instagram, close friends do Ninja e Discord, recebeu benefícios exclusivos, como cupons no app, sorteios semanais com 90% de desconto em console PS5 e drops dos produtos mais favoritados com 90% off por semana.
Trending topics
Com esse posicionamento de marca, o resultado não poderia ser diferente. O KaBuM! alcançou os trending topic do X (ex-Twitter) 15 vezes ao longo de novembro. Na Black Friday de fato, entre 28 e 29, a marca ficou os dois dias em primeiro lugar nos TTs com a #BlackFridayKaBuM.
Black Friday prorrogada
Dezembro chegou, mas a Black Friday do KaBuM! ainda está rolando. A campanha do e-commerce foi prorrogada até esta terça-feira, às 9h, com as mesmas condições. São ofertas impressionantes de até 90% off em categorias como hardware, periféricos, consoles e casa inteligente. Aproveite as últimas horas para garantir aqueles produtos tão aguardados e com os melhores preços.
Sobre o KaBuM!
Fundado em 2003, o KaBuM! é um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e, hoje, está entre as maiores empresas do segmento na América Latina, sendo a maior referência brasileira do varejo online de tecnologia e games. Esta performance é resultado de uma empresa obcecada por agilidade, qualidade de atendimento, inovação, velocidade de entrega e respeito pelo consumidor. O KaBuM! possui os mais altos índices de avaliação e selos de qualidade existentes da internet no Brasil. O e-commerce recebe mais de 24 milhões de visitas mensalmente no site. Entre as suas principais campanhas estão a Black Friday, Super Máquina, Julho Gamer e Mega Maio. www.kabum.com.br.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.