Metal Gear Solid é eleito o melhor game do PlayStation; Konami deve abandonar jogos para consoles - Drops de Jogos

Metal Gear Solid é eleito o melhor game do PlayStation; Konami deve abandonar jogos para consoles

Lançado em 29 de setembro de 1995 nos Estados Unidos, o primeiro PlayStation foi lançado pela Sony com CDs no lugar dos cartuchos e mudou a indústria dos videogames nestes 20 anos de aniversário. Para comemorar a data, a blog da PlayStation os quatro melhores jogos do aparelho de acordo com a opinião de seus leitores. A enquete foi ao ar no dia 10 de setembro e foi encerra no último dia 15. O vencedor foi o clássico de Hideo Kojima, lançado em 1998: O jogo de espionagem invisível Metal Gear Solid.

Foto: Divulgação

Em segundo lugar vem Final Fantasy VII, da Square e que ganhará um remake para PlayStation 4, seguido por Crash Bandicoot e Crash Bandicoot: Warped. Os jogos mais bem votados mostram a variedade de títulos que o console contava, de RPG, até jogos stealth com tiros e de aventura.

O reconhecimento da obra-prima de Kojima vem num momento particularmente ruim da empresa responsável pelo game, a japonesa Konami. O jogo lançado em 98 vendeu mais de seis milhões de cópias e foi o primeiro a utilizar atores profissionais na dublagem, que resultou em cutscenes dignas do cinema.

O problema da Konami

O site francês Gameblog publicou no dia 18 de setembro que o supervisor da Fox Engine, motor gráfico criado pela equipe de Hideo Kojima para Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, chamado Julien Merceron deixou a Konami. A reportagem cita rumores sobre a demissão do próprio Kojima, que começaram em 20 de março, e que devem culminar para o seu desligamento da empresa japonesa em dezembro de 2015.

O texto defende que a Konami provavelmente deixará os jogos "triplo A", de alto nível e para consoles, no seu futuro mais próximo. A única exceção seria para Pro Evolution Soccer (PES), que faz sucesso no segmento de futebol competindo com a série FIFA da Electronic Arts (EA). A Konami teve sucesso em games para celular em meados de 2010 com custos reduzidos na operação.

Konami cancelou Sillent Hills, jogo que foi iniciado com o Playable Teaser (PT) de 2014 com Guillermo del Toro e o próprio Kojima. A companhia dá todos os sinais que não consegue reter seus principais talentos e está mesmo mudando de direção.

Futuro de mais uma empresa japonesa pode ser vinculada com o mobile, mesmo após a divulgação de games históricos como Metal Gear Solid.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indústria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments