Indústria

Provocativa, Microsoft responde e ‘dá dicas’ para a Sony melhorar a PS Plus

Declarações da Microsoft ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que apontam que a Sony paga para que jogos não saiam no Game Pass, seguem com desdobramentos para quem acompanha os bastidores da indústria de jogos. Num documento de 27 páginas, a dona do Xbox foi além de justificar a aquisição da Activision Blizzard.

A Microsoft, provocativa, deu até “dar dicas” para que a Sony melhore os novos níveis de assinatura da PlayStation Plus, que é considerada um rival do Game Pass.

Essas declarações foram motivadas, segundo a Microsoft, pela preocupação da Sony de que um modelo de negócios como o do Game Pass ameace sua posição de liderança na indústria de jogos.

A empresa aponta que a estratégia da Sony de não incluir novos títulos na PlayStation Plus no dia do lançamento expõe uma clara resistência a um modelo de negócios que ameaça a estratégia “device-centric”, ou seja, focada em dispositivos, como a que é adotada pela dona do PlayStation.

“A Sony poderia alavancar ainda mais a alta qualidade de seus jogos first-party disponibilizando-os no PlayStation Plus no dia de lançamento, estratégia essa que poderia rapidamente acelerar o crescimento da base de usuários do serviço em resposta à pressão competitiva do Game Pass (ou de qualquer outro serviço) e que a Sony atualmente não adota, mesmo com relação ao novo e atualizado PlayStation Plus”, escreveu a Microsoft.

LEIA MAIS

1 – Marvel’s Spider-Man Remastered, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Journey, uma resenha 10 anos depois. Por Pedro Zambarda

Xbox e PlayStation. Foto: Divulgação

“Tal movimento por parte da Sony poderia deixar o PlayStation Plus ainda mais atraente, de modo a rivalizar frente a eventuais estratégias de distribuidores de jogos rivais — em benefício dos jogadores”.

A Microsoft argumenta que a inclusão de conteúdo da Activision Blizzard no Game Pass não prejudicaria a capacidade de outras empresas competirem no mercado de distribuição digital, pois as concorrentes têm uma ampla gama de títulos além da Activision Blizzard — incluindo conteúdo que não está disponível para Xbox.

Ela defende que isso aumentaria a concorrência e forneceria conteúdo desejado e de alta qualidade a custos mais baixos, e que essa é a razão que teria motivado os comentários da Sony sobre a operação.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!