Morre aos 55 anos Satoru Iwata, presidente da Nintendo

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, morreu no dia 11 de julho devido a um problema de câncer em crescimento no ducto biliar. A informação foi dada oficialmente pela empresa japonesa criadora de videogames. O executivo lutava contra tumores desde 2014, quando ficou afastado por seis meses da companhia, a partir do mês de julho do ano passado.

Foto: Divulgação/Nintendo

Iwata tinha 55 anos e era presidente da Big N desde 2002. Nasceu em 6 de dezembro de 1959. Tornou-se CEO e principal executivo da gigante japonesa em junho de 2013. Ele atuava no mercado de games há mais de duas décadas, desde 1993.

O comunicado foi dado em 13 de julho, na segunda-feira, porque é o atual fuso horário do Japão. No entanto, o executivo estava morto desde o sábado (11).

Formação

O executivo conhecido pelo apelido carinhoso de "Iwata-san" cresceu em Sapporo, na região de Hokkaido no Japão. Desde o colegial, manifestou interesse em criar e produzir videoagmes. Estudou ciência da computação no Instituto de Tecnologia em Tóquio.

Entrou no HAL Laboratory em horário integral de trabalho e, em 1983, tornou-se coordenador da área de software. Ajudou a criar os games Balloon Fight, EarthBound e Kirby. Foi promovido ao seu primeiro cargo de presidência em 93, estabelecendo um relacionamento com a Nintendo, que dominava o mercado de consoles na época.

Atuação na Nintendo

Satoru Iwata foi empregado na Big N como chefe de planejamento corporativo, em 2000. O terceiro presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, transformou uma companhia de jogos de cartas hanafuda em um empreendimento multibilionário no setor de jogos digitais. Com este peso, Yamauchi passou o cargo para Iwata em 31 de maio de 2002.

Seu antecessor faleceu em 19 de setembro de 2013, aos 85 anos.

Iwata continuou como consultor da HAL, mas teve que lidar com a Nintendo sofrendo pressões de concorrentes fortes, como a Sony e seu PlayStation e a Microsoft e o Xbox. Foi responsável pela revolução que foi o Wii, console que possui controle equipado com sensor de movimento atrativo para gamers pessoais. O aparelho foi lançado em 2006.

Como um dos seus últimos movimentos mais chamativos na empresa, Satoru Iwata tornou-se CEO da Nintendo of America em 24 de abril de 2013, passando a ser responsável pela operação nos EUA e na América como um todo. Neste posto, anunciou a retirada presencial da empresa na E3, a maior feira de games do mundo em Los Angeles, para apostar em apresentações digitais nos eventos chamados de Nintendo Direct.

Ainda não há informações de sucessores ao cargo de Iwata na Nintendo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indústria