Naraka Bladepoint, que agora está gratuito, está conquistando mais jogadores nos consoles Xbox Series X|S, PS5 e também no PC via Steam e Epic Games Store. Na Epic, ao realizar a instalação do battle royale, jogadores perceberam algo curioso para todos.
O jogo exige que um recurso de segurança do Windows seja desabilitado. Esse requerimento fez muita gente questionar sua finalidade. Como Naraka Bladepoint ou seus jogadores poderiam se beneficiar com o desativamento do recurso? Embora a ideia de diminuir as defesas do seu computador possa parecer algo impensável, o motivo pelo qual o jogo pede que o usuário desative a opção de uso do HVCI KMCI faz sentido.
De acordo com a Microsoft, responsável pelo desenvolvimento e atualização do sistema operacional, a “integridade da memória é um recurso VBS (segurança baseada em virtualização) disponível no Windows. A integridade da memória e o VBS melhoram o modelo de ameaça da plataforma e fornecem proteções mais fortes contra malwares que tentam explorar seu kernel.
Ou seja: o HVCI KMCI tem a função de barrar programas que tentem explorar o kernel do sistema operacional. Acontece que é exatamente isto o que fazem os sistemas anti-cheat utilizados em jogos online, como o já citado Naraka Bladepoint, e para funcionarem da maneira correta é preciso que eles rodem no nível do kernel. Essa ação que seria prontamente bloqueada pela Integridade da memória.
Ao desativar o HVCI KMCI, o usuário dá ao jogo a possibilidade de instalar seu próprio sistema de proteção para garantir que hackers e cheaters sejam impedidos de explorar brechas e obter vantagens ilícitas. O problema é que, para isso, é preciso abdicar da defesa do Windows, certo? Não necessariamente.
Disponível no Windows 10 e no Windows 11, a Integridade da memória é um recurso opcional que faz o Isolamento do núcleo do sistema. Fica então à escolha do usuário se quer habilitar ou desabilitar esta camada de proteção do sistema operacional, algo que é surpreendentemente seguro de fazer.
O HVCI KMCI é uma camada extra de proteção, sendo indicado mantê-la habilitada a menos que seja necessário desligar esta opção. Ele serve para proteger as informações armazenadas no computador, dificultando a ação de hackers que possam tentar se aproveitar de brechas no sistema para roubar dados e instalar malwares remotamente, por exemplo.
LEIA MAIS
Um dos motivos mais comuns para se desabilitar o HVCI KMCI é justamente para jogar online, o que em alguns casos pode oferecer uma melhora no desempenho do PC, além de permitir a instalação de softwares anti-cheat.
No Windows 10, o recurso é desabilitado por padrão, enquanto o contrário é válido no Windows 11. Se você estiver tentando instalar Naraka Bladepoint ou algum outro jogo que exija desativar a Integridade da memória do Windows 10 ou Windows 11, saiba como fazer:
Clique no menu Iniciar e depois em Configurações // Busque por “segurança do dispositivo”; na tela de configurações, clique na barra de pesquisa e digite “segurança do dispositivo”. Quando o sistema mostrar o resultado da busca, clique na opção exibida na tela, como na imagem acima // Veja os detalhes do Isolamento do Núcleo; nas opções de Segurança do dispositivo você verá informações sobre o Isolamento de Núcleo, a opção de segurança extra do kernel que citamos anteriormente. Clique em “Detalhes do isolamento de núcleo” para prosseguir // Ative ou desative a Integridade da memória // Basta ligar ou desligar a chave para gerenciar o HVCI KMCI. No Windows 10, esta opção já pode estar desabilitada por padrão // Reinicie o computador.
Quando a opção de integridade da memória é alterada, seja para habilitar ou desabilitar, é preciso reiniciar o sistema para que as mudanças tenham efeito. Por isso, quando o sistema mostrar uma tela pedindo para reiniciar o computador, confirme. Caso o PC não reinicie automaticamente, faça de maneira manual através do Menu Iniciar.
Assim você poderá jogar Naraka Bladepoint.
Com informações do Voxel.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Primeiras impressões sobre o indie Rusted Moss. Por Paulo Zambarda de Araújo
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.