Um seleto grupo de profissionais do mercado de games pretende premiar, no próximo ano, os jogos digitais com os melhores roteiros dramáticos através do Emotional Games Awards. A proposta, como o próprio nome ressalta, quer identificar e premiar os melhores projetos de games a partir de estruturas narrativas capazes de emocionar os jogadores.
A organização do projeto é do Dr. Erik Geslin e do Laval 3D Interactive, o Departamento de Video Games e Mídia Interativa da Universidade de UCO Laval, na França.
"Todos os dias muitos de nós choram enquanto assistem a um filme ou uma série de TV; outros, ao ler um livro. Todos os dias alguns de nós sentirão empatia pelas tragédias do mundo. Mas quantos de nós hoje iriam chorar quando confrontados com uma tragédia sofrida por um personagem de video game? […] Os games vão criar, amanhã, mais simpatia e paixão do que o medo, estresse ou surpresa", afirma o texto de abertura no site da iniciativa.
O júri será composto por Marc Albinet, diretor de Assassins Creed Unity, da Ubisoft, Florent Aziosmanoff, co-fundador o centro de arte digital The Cube, Thierry Frey, da ACM Siggraph, Vincent Martel produtor executivo da Frima, Claire Noël, diretora de arte, Sylvain Pellan, artista digital de cenários da Rockstar Games e Nikolaus Roche-Kresse, roteirista e desenvolvedor da Ubisoft. Greslin, acadêmico, desenvolvedor de design emocional para games e idealizador do projeto, conduzirá a premiação como presidente do júri. Não há detalhes sobre os prêmios a serem concedidos, mas os estúdios interessados em participar da seleção com seus games, devem submeter seus projetos até o dia 06 de janeiro de 2016. A premiação ocorre em 12 de fevereiro.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.