PGB18 coletou dados de 2853 pessoas entre os meses de fevereiro e março de 2018 de todas as classes sociais, com foco nas classes A, B e C. Entre os jogadores, 75,5% curtem games eletrônicos, 34,9% jogos de cartas, 30% jogos de tabuleiro e 24,1% jogos de quadra. 43,6% apreciam games via celulares ou smartphones, 10,5% por notebook, 14,5% por computador de mesa e 25,7% por consoles.
75,5% aceitam baixar jogos gratuitos que tenham anúncios, mas 82,9% acham que os mesmos atrapalham os games.
17,9% jogam todos os dias, 27% entre três e seis vezes por semana, 32,3% uma vez em sete dias e, por fim, 17,9% pelo menos uma vez por semana. 4,8% não souberam responder a pergunta.
45,4% compram em loja física os seus jogos, enquanto 27,1% vão para o online. 11,1% compram usado de amigos e conhecidos, enquanto somente 6,2% conseguem usados na internet. 3,5% adquirem jogos fora do Brasil. A pesquisa só detectou 3,1% comprando games piratas no mercado paralelo.
Sobre eSports, 54,1% já ouviram falar nessa categoria competitiva de games, enquanto 45,9% nunca ouviram o termo na pesquisa. Somente 20% participaram de campeonato, enquanto 79,8% permanecem fora do meio competitivo. 65,8% assistem pelo YouTube, enquanto 46,2% estão na TV paga e 20,6% no Twitch.
82,9% de filhos de gamers jogam, sendo 71% meninos e 48,4% meninas. No mesmo estudo, 70% enxergam melhora de aprendizado, 75,5% acreditam nos games para treinamento estratégico e 79,4% acreditam que eles promovem leituras em língua estrangeira.
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.