Phil Spencer basicamente culpa o capitalismo na indústria de jogos e critica o "negócio lucrativo" - Drops de Jogos

Phil Spencer basicamente culpa o capitalismo na indústria de jogos e critica o “negócio lucrativo”

Tocando na ferida?

Phil Spencer. Foto: Reprodução/YouTube

Phil Spencer. Foto: Reprodução/YouTube

A Microsoft gastou recentemente US$ 69 bilhões para adquirir a Activision Blizzard. Depois da maior aquisição da história da indústria de games, a empresa cortou quase imediatamente 1.900 empregos em seu negócio, tipo uma Blizzard. Em uma entrevista à Polygon, o chefão do Xbox, Phil Spencer, apontou o dedo para o capitalismo em geral, acredite se quiser.

O problema, segundo Spencer, é a “falta de crescimento” na indústria de videogames como um todo. “Quando você tem um setor que está projetado para ser menor no próximo ano em termos de participantes e dólares, e você tem muitas empresas de capital aberto que estão no setor e que precisam mostrar crescimento aos seus investidores – porque outra razão é que alguém possui um participação nas ações de alguém se não crescer? – o lado do negócio que então é examinado é o lado dos custos”.

“Porque se você não quiser aumentar o lado da receita, o lado dos custos será desafiado”.

“Não tenho o luxo de não ter que administrar um negócio lucrativo e em crescimento”.

Em outras palavras, se você não consegue crescer ganhando mais dinheiro, então você pode “crescer” – em termos de lucros, preço das ações, EBITDA e todas as outras métricas que interessam aos tipos de Wall Street – gastando menos.

A questão óbvia é: por que você está trazendo todas essas pessoas novas se não tem condições de pagá-las? Claro, a Microsoft pode pagar essas pessoas, ela só não quer por causa desse modelo de negócio.

“Para nós, como Xbox ou qualquer uma das equipes que estão por aí, é realmente o resultado de uma indústria que não está crescendo. Ela pode crescer e crescerá novamente. Mas você vê este momento agora e as implicações têm impacto humano. E todos nós deveríamos refletir sobre isso e pensar sobre isso.”

Spencer está sendo muito franco. É assim que funciona: se esse tubarão parar de nadar no capitalismo nesse modelo ele morre. A fórmula de crescimento constante não é boa para a sustentabilidade, claro, e por vezes pode levar à catástrofe , mas nada disso importa nos locais onde são tomadas grandes decisões financeiras.

A não ser que isso mude, não é muito provável que algo mais aconteça imediatamente, a indústria está sim em risco, mesmo com inovações como a inteligência artificial.

Com informações da PC Gamer e Polygon.

Phil Spencer. Foto: Reprodução/YouTube

Phil Spencer. Foto: Reprodução/YouTube

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments