Pouco depois do anúncio da nona geração da franquia, internautas levantaram questões sobre a jogabilidade dos novos games Pokémon Scarlet e Violet, em especial a possibilidade de capturar monstrinhos sem entrar em batalha, como ocorre em Legends: Arceus.
Quem jogou Legends: Arceus talvez se decepcione ao saber que nos jogos anteriores o sistema de captura exige entrar em combate com os Pokémon. Em Scarlet e Violet, parece uma movimentação lógica que a Game Freak lance a nona geração de games de Pokémon seguindo as tradições (como fez em todas as anteriores), com combate em turnos e sistema de captura que exige entrar em combate.
Isso é o oposto que acontece em PLA, no qual é possível pegar os Pokémon ao simplesmente jogar Pokébolas neles a qualquer momento, com restrições no caso do Pokémon ser agressivo e ter visto você.
Mas, ainda assim, Pokémon Scarlet e Violet serão os primeiros da série a ter um verdadeiro mundo aberto,. Será mesmo que a nona geração será mais do mesmo? Players no Reddit debatem e tentam entender qual seria a jogabilidade de Pokémon Scarlet e Violet.
1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Muitos sentem que os novos games seriam um retorno às tradições do RPG com um sistema de captura exigindo que você entrasse em combate contra o Pokémon para pegá-lo.
Se olharmos mais de perto a descrição do jogo no site oficial da Nintendo, pode-se prever que a nona geração realmente tenha a mecânica de captura tradicional que não terá nada a ver com as de Pokémon Legends: Arceus, que traz a captura em tempo real de maneira fluída. Ainda assim, Scarlet e Violet aparentam ter os Pokémon visíveis no mundo, como em Let’s Go Pikachu/Eevee e Sword e Shield.
Após o sucesso louco PLA e suas mecânicas, por que a Game Freak retornaria para os moldes tradicionais? Apesar de parecer que Pokémon Scarlet e Violet emprestará muitos recursos de gerações antigas, novidades realmente empolgantes podem estar por vir, como o próprio mundo aberto.
Arceus tem um “mundo aberto” dividido em zonas, como em jogos da franquia Monster Hunter, e não verdadeiramente um mundo aberto inteiramente conectado. E a descrição oficial de Pokémon Scarlet e Violet dá poucas esperanças desse sistema tão querido em PLA voltar:
“As diferentes cidades se misturam fluidamente com campos selvagens sem fronteiras. Você poderá ver os Pokémon dessa região nos céus, nos mares, nas florestas e nas ruas – por todos os lugares! Você poderá ter a experiência de verdadeira diversão da franquia Pokémon – batalhando contra Pokémon selvagem para capturá-los – agora em um game de mundo aberto o qual jogadores de todas as idades podem aproveitar”, diz a descrição do site oficial de Pokémon Scarlet e Violet Relativo em tradução livre do inglês do site MGG.
Ao considerar puramente o lado gráfico, não há ainda unanimidade se o estilo é uma mistura de PLA e Sword e Shield, mas ainda falta um bom tempo para os novos games serem lançados, então novos trailers, imagens e informações serão divulgados no futuro.
Pokémon Scarlet e Violet estão previstos para o final de 2022.
Opinião – Decisão da EA de remover Rússia do Fifa parece um erro. Por Pedro Zambarda
Mario + Rabbids Kingdom Battle, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Dandy Ace no Switch, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…
O Opera GX lança a atualização mais imersiva desde o seu lançamento em 2019