Quem é Yoji Shinkawa, ilustrador que deu forma e fez arte nos jogos de Hideo Kojima - Drops de Jogos

Quem é Yoji Shinkawa, ilustrador que deu forma e fez arte nos jogos de Hideo Kojima

O artista que melhorou as ideias do criador de Metal Gear

Yoji Shinkawa e Hideo Kojima. Foto: Reprodução/Instagram

A franquia Metal Gear Solid, Zone of Enders, Death Stranding e outros jogos dirigidos pelo designer de games Hideo Kojima normalmente são creditados apenas a ele. Mas há diversos profissionais que transformaram esses games em best-sellers da indústria, primeiro através da Konami e depois através de uma desenvolvedora própria dele.

No entanto, o sucesso de Kojima não teria alcançado uma média entre cinco e sete milhões de cópias de jogos vendidos sem o trabalho de um artista que imprimiu maior seriedade ao seu trabalho.

Yoji Shinkawa tem 49 anos e completa 50 no dia 25 de dezembro. Formado pela Kyoto Seika University, Yoji entrou na Konami em 1994 como debbuger da versão de PC do jogo de adventure Policenauts, influência vital para Metal Gear Solid.

Policenauts, ao lado de Snatcher, foi a imersão de Kojima na cultura de anime e o levou a criar sua própria equipe dentro da Konami.

Dizem que o entrosamento entre Yoji e Kojima funcionou logo no primeiro trabalho. O ilustrador foi promovido para cuidar das artes de Policenauts. O jogo trouxe trilha e personagens conhecidos, como Meryl Silverbugh, que seriam reaproveitados em MGS em, 1998. A violência e a sexualização de mulheres em Policenauts seria um aspecto criticado no trabalho entre Yoji Shinkawa e Hideo Kojima – algo que teria repercussão negativa em outros jogos até uma merecida correção de rota em Death Stranding.

Antes de Metal Gear Solid, Yoji criou sozinho o personagem do Cyborg Ninja. Ele entraria no roteiro de MGS como a versão ciborgue do mercenário Gray Fox.

Em uma conferência na E3, que o Drops de Jogos esteve presente, Yoji Shinkawa disse que se inspirou em Jurassic Park para desenhar o Metal Gear Red, um dos seus robôs mais famosos em toda a indústria de games.

A arte impressionista de Yoji tronou-se uma marca registrada de Metal Gear e de todos os jogos de Kojima, refletindo uma direção artística mais adulta na indústria. As ilustrações de MGS, Zone of Enders e até Death Stranding chegam a atrair a atenção tanto quanto as figuras consagradas da franquia Final Fantasy.

Ela reflete movimento, expressão e traz uma personalidade própria.

Conheça mais sobre a vida do ilustrador que deu forma à série Metal Gear nesse vídeo em inglês de Jorin Lee.

LEIA MAIS – Saiba os SPOILERS de Resident Evil Village

Resident Evil Database cria Linha do Tempo com games da franquia

Confira os 5 games online mais jogados no mundo em 2021 segundo site

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments