Uma entrevista sobre a série de jogos Metroid, publicada originalmente em 2004 na revista japonesa Nintendo Dream, mostra uma relação entre Pelé e Samus Aran. Nas edições 118 e 119, a revista conversa com Hiroji Kiyotake e Yoshio Sakamoto, designers da Nintendo na época em que o primeiro Metroid foi lançado, no NES (também conhecido como “Nintendinho 8-bits”), em 1986, lembra o TechTudo.
No registro, Samus Aran, a heroína da série, teve seu nome inspirado por um brasileiro. Mais precisamente, o Rei do Futebol – Pelé, Edson Arantes do Nascimento. Ele foi “inspirador” para os produtores batizarem a personagem.
“Não ficou claro em nossa última conversa”, comentou o entrevistador. “Sobre o nome de Samus Aran, que pode ter sido referência ao nome real de Pelé, o deus do futebol…”, complementou. Kiyotake, que foi o designer da personagem, confirmou a informação em tom de bom humor. “Ha ha ha ha! É isso mesmo. O nome da protagonista pode ser inserido desta maneira e, se eu quisesse dar um nome estranho a alguém, eu poderia me referir ao nome de Pelé. Mas eu posso estar enganado…”.
A informação foi reforçada por Sakamoto, que é o co-criador da saga. “Kiyotake, se você checar o nome de Pelé, verá que não é ‘Samus Arantes’. Ele é chamado ‘Alguma Coisa Arantes Nascimento’ e somente o ‘Aran’ se encaixa”, disse Sakamoto. A referência do designer foi “Something” (“Alguma coisa”, em inglês), o que resultou em “Samus” e “Aran”, parte do sobrenome de Pelé. O sotaque da pronuncia japonesa para palavras em inglês ajudou este “batismo inusitado”.
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Kiyotake também é um grande fã de futebol, o que deve ter ajudado na criação da personagem.
Primeiras impressões: Jogo brasileiro Camp Wars. Por Pedro Zambarda
Testamos o SpatialLabs View, o “VR sem óculos” da Acer. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá
Ver Comentários
Esse conteúdo deixou ainda mais interessante esse belo game!
Parabéns a toda equipe.