Publicado originalmente no Xbox Wire
POR WILL TUTTLE
Antes do primeiro Xbox & Bethesda Showcase no domingo, o líder de Xbox, Phil Spencer, organizou uma série de conversas com Satya Nadella, CEO da Microsoft, e membros da equipe de Liderança de Jogos da Microsoft sobre o futuro dos jogos na Microsoft. Compartilhamos alguns destaques do dia em outro artigo, mas também queríamos compartilhar um dos maiores momentos do dia.
A conversa entre Spencer e Nadella se concentrou na importância dos jogos na Microsoft e no mundo. Por ser uma conversa tão importante, achamos que seria melhor compartilhá-la por completo. (Observe que editamos um pouco para garantir mais clareza.)
Phil Spencer: Estou emocionado em ter a companhia de Satya Nadella para falar sobre como a Microsoft pode impulsionar os jogos em geral. Obrigado por estar aqui, Satya. Por que não começamos falando sobre por que os jogos são uma prioridade para a empresa?
Satya Nadella: Muito obrigado, Phil.
Os jogos têm sido a chave para a Microsoft desde seus primeiros dias. Nossa franquia de software mais antiga com suporte atualmente é, na verdade, nosso jogo Microsoft Flight Simulator, que lançamos três anos antes da primeira versão do Windows. Os jogos estão fundamentalmente alinhados e integrados à nossa missão como empresa. Quando você fala sobre a missão do Xbox de levar a alegria e a comunidade dos jogos a todos no planeta, o que eu absolutamente amo, é exatamente nisso que penso quando pensamos sobre a missão da Microsoft, que é capacitar cada pessoa, cada organização no planeta para conseguir mais.
Como empresa, a Microsoft é tudo em jogos. Acreditamos que podemos desempenhar um papel de liderança na democratização dos jogos e na definição desse futuro do entretenimento interativo, francamente, em grande escala. Na verdade, existem três áreas ou áreas-chave nas quais acreditamos ter uma vantagem competitiva incrível. O primeiro é nossa liderança em computação em nuvem; segundo, os recursos de que dispomos para construir o valor da assinatura com o Xbox Game Pass; e o terceiro é nosso foco geral em capacitar criadores. Estou muito animado com a oportunidade nos jogos.
Spencer: Que tal começarmos a falar sobre o Azure? Aqui está a coisa quando eu penso sobre isso. Voltando ao nascimento da computação pessoal na década de 1970, a capacidade de jogar foi limitada pelo custo e poder do dispositivo específico que você está usando, seja um gabinete de fliperama ou um PC, um telefone, um tablet… O que for. E esse custo e esses requisitos sempre limitaram severamente quem pode jogar, onde jogar e com quem jogar.
Quando eu era criança, era loucura pensar em ter uma máquina Galaga ou uma máquina Ms. Pac-man em sua casa. Você teve que ir para o fliperama. Mais recentemente, se você não pudesse gastar centenas de dólares em um console de jogo, potencialmente milhares de dólares em um PC de última geração, você simplesmente não poderia participar da comunidade global de jogos de uma forma significativa.
A nuvem nos permitirá remover completamente essas barreiras para jogar em todo o mundo. Claro, ainda há um lugar para consoles e PCs e, francamente, sempre haverá, mas por meio da nuvem, seremos capazes de oferecer uma experiência de jogo robusta para qualquer pessoa conectada à Internet, mesmo nos dispositivos menos poderosos e menos caros , dispositivos que as pessoas já possuem. E com a nuvem, os jogadores de jogos podem participar totalmente da mesma experiência do Xbox que as pessoas no hardware local. Não poderíamos fazer isso se não fizéssemos parte da Microsoft.
Nadella: Muito bem dito, Phil. Quer dizer, a nuvem e o Azure basicamente nos permitiram colocar as pessoas no centro dos jogos, permitindo que joguem com alta fidelidade, como você disse, onde e quando quiserem em qualquer dispositivo. Os jogos em nuvem são realmente uma experiência inovadora. Quer dizer, para mim, basta acessar Xbox.com/play e eu vou te dizer, é uma maneira muito rápida e fácil de entrar no jogo. Tem sido uma virada de jogo para mim. Adoro poder ir do meu PC para o Xbox e para o Duo, retomando qualquer jogo de onde parei e até mesmo usando os controles de toque do Duo. Isso é super bem feito e posso usar meu controlador, é claro, no meu PC.
Você também vê o poder da nuvem ao observar a evolução de alguns de nossos jogos originais, como o Flight Simulator. Isso exemplifica, pelo menos para mim, o que podemos fazer de maneira única reunindo o poder de toda a pilha de tecnologia da Microsoft, certo, da IA do Azure aos mapas do Bing e até mesmo a computação espacial, que se juntou para criar essencialmente literalmente um gêmeo digital de o planeta inteiro.
E como você sabe, Phil, também estamos vendo uma tremenda tração quando se trata de desenvolvimento de jogos no Azure, com empresas como a Pearl Abyss escalando seus jogos, usando o poder de nossa nuvem. E, claro, o desenvolvimento do jogo não para quando o jogo é lançado. Na verdade, uma das coisas que aprendemos com todo o trabalho que vocês realizaram é, em certo sentido, ele começa depois que o jogo é lançado, porque você deseja ser capaz de experimentar, aprender por meio de análises e mudar continuamente a jogabilidade.
E uma das coisas que mais me entusiasma é como estamos permitindo que os desenvolvedores de jogos façam exatamente isso com o Azure PlayFab, que agora possui mais de 2,5 bilhões de contas de jogadores. Ele está sendo usado como back-end para mais de 5.000 jogos, portanto, muitas coisas interessantes que a nuvem pode permitir.
Spencer: Sim, e a peça complementar é abrir o acesso aos jogos em si. E é aí que entra o Game Pass.
Nadella: Isso mesmo. Com o Game Pass, estamos realmente redefinindo como os jogos são distribuídos, jogados e compartilhados. O conteúdo é a força motriz por trás do crescimento do Game Pass, e é por isso que estou tão animado com nossa aquisição da ZeniMax, que traz alguns dos jogos mais icônicos e amados do mundo para o serviço. Com o Game Pass chegando ao navegador, o valor da assinatura vai transcender do console ao PC e ao celular, e é ótimo ver o progresso.
Estou ansioso para ver como continuamos a investir no Game Pass para adicionar mais conteúdo e levar o serviço a ainda mais regiões à medida que avançamos.
Spencer: Sim, estou muito animado com o potencial aqui. Continuamos a construir a proposta de valor do Game Pass por meio da construção de nossos estúdios de jogos próprios. Como você disse, a recente aquisição da ZeniMax é algo de que estou muito orgulhoso, pois estamos trazendo um catálogo incrível de jogos para o Game Pass, assim como você falou.
Durante as primeiras décadas, a única maneira de jogar o jogo era comprando o jogo imediatamente. E para muitos jogadores, isso pode ser um investimento que limita sua capacidade de jogar. Esse custo, o modelo de varejo tem limitado a audiência para criadores e toda a indústria. É por isso que criamos o Game Pass, para abrir as maneiras que os jogadores podem jogar mais jogos com seus amigos, trazendo mais jogadores, tornando os jogos mais acessíveis a todos.
No início deste ano, anunciamos que nossa assinatura do Game Pass ultrapassou 18 milhões de membros. E o que realmente nos surpreendeu é que está transformando a forma como toda a nossa indústria pensa sobre o Xbox e como podemos atingir um público mais amplo. E vamos ouvir mais sobre isso mais tarde.
Vamos encerrar falando sobre os criadores, que eu sei que são uma grande prioridade para você e para toda a empresa.
Nadella: Sim, absolutamente. Quando você dá um passo para trás e olha para a próxima década e a evolução da tecnologia, acho que uma das tendências mais definidoras será como o equilíbrio entre consumo e criação é alcançado e as mudanças que isso acarreta. Mais e mais pessoas estão criando algo novo e mágico todos os dias. Você vê isso em todos os tipos de plataformas, e há comunidades em crescimento que querem descobrir, explorar e desenvolver as criações de outros.
Acredito que precisaremos daquele ciclo virtuoso entre consumo de conteúdo, comércio impulsionado por comunidades para tudo o que construímos. E não há melhor exemplo disso do que jogos. É por isso que estou tão animado que tantos jogos estão evoluindo para essas economias e sociedades metaversas, assim como o Minecraft, certo? É uma das plataformas líderes na economia do criador.
Algumas das coisas mais legais que vi no ano passado é como as pessoas usaram o Minecraft para criar novos mundos, a fim de manter até mesmo um senso de comunidade e pertencimento que é tão importante em tempos como estes. Eles estão criando campi universitários inteiros no Minecraft. Eles estão expandindo essa oportunidade econômica também. Na verdade, os criadores geraram mais de US $ 350 milhões com mais de um bilhão de downloads de mods, add-ons e outras experiências no jogo. E isso é fantástico de se ver.
E quando penso em nossa nova plataforma, o Microsoft Mesh, que permite que você interaja holograficamente com outras pessoas com uma presença real de uma forma muito natural, um dos aplicativos mais interessantes, eu acho, será o de jogos. Niantic, por exemplo, mostrou uma ótima demonstração Pokémon Go usando Mesh em nosso evento recente. Estamos muito entusiasmados com o que os criadores podem fazer daqui para frente com as mudanças de plataforma que teremos nos próximos 10 anos.
Spencer: Sim, e na verdade vamos ouvir muito mais sobre os criadores na nossa primeira discussão em grupo a seguir. Criamos uma organização inteira dedicada a capacitar a indústria de jogos e desenvolvedores de todos os tamanhos. Mas você está certo, vemos a saúde dos criadores dentro e ao redor de nossos jogos como um dos principais barômetros para a saúde geral de nossos negócios.
Muito obrigado, Satya, por se juntar a nós hoje.
Nadella: Muito obrigado, Phil. É tão bom ver como estamos trabalhando juntos como Uma Microsoft para levar a alegria e a comunidade dos jogos a todos no planeta.
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