Miyamoto, o criador de Mario, queria fazer mangás e "algo esquisito" quando entrou na Nintendo - Drops de Jogos

Miyamoto, o criador de Mario, queria fazer mangás e “algo esquisito” quando entrou na Nintendo

Shigeru Miyamoto falou ao Guardian

Shigeru Miyamoto. Foto: Wikimedia Commons

Shigeru Miyamoto. Foto: Wikimedia Commons

Shigeru Miyamoto concedeu uma entrevista para Keza McDonald do jornal Guardian. Separamos alguns trechos para replicar aqui no Drops de Jogos. Leia na íntegra aqui. O criador do Mario completou 71 anos e está com um reflexivo sobre a sua própria carreira.

“Se você me pedir para falar dos primeiros tempos, vai demorar um pouco”, diz sobre os primeiros anos na Nintendo. Miyamoto estudou design industrial na Kanazawa College of Art na década de 1970, tendo sonhado, quando estudante, desenhar mangá como forma de ganhar a vida.

“Muitos dos meus colegas estavam indo para fabricantes de automóveis ou de eletrônicos”, lembra ele, “mas eu queria fazer algo esquisito, algo interessante, e foi assim que descobri a Nintendo”.

Na década de 1970, a Nintendo era dirigida pelo formidável empresário Hiroshi Yamauchi, bisneto do fundador Fusajiro Yamauchi, que estava no processo de transformar a empresa de fabricante de cartas de baralho em fabricante de brinquedos eletrônicos. Miyamoto foi contratado no início da era dos videogames. 

“Um ano depois de entrar, Space Invaders foi um grande sucesso. Passei muito tempo nos fliperamas quando era estudante, jogando, e por isso me interessei muito por eles”, lembra. “Depois de dois ou três anos, tive uma chance. Consegui criar Donkey Kong e então o design de jogos se tornou meu verdadeiro trabalho.”

Donkey Kong foi um enorme sucesso global de arcade, apresentando dois personagens que ainda são instantaneamente reconhecíveis hoje: o gorila titular e seu inimigo Jumpman, agora conhecido como Mario. Tornou-se a plataforma para a transformação da Nintendo na gigante internacional dos jogos que é hoje, inspirado em King Kong.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Shigeru Miyamoto. Foto: Wikimedia Commons

Shigeru Miyamoto. Foto: Wikimedia Commons

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments