Sistema de mensagens do Facebook permite jogar xadrez inbox com amigos

Função escondida pode ser diversão para internautas da rede social e amantes do Xadrez.

  • por em 15 de abril de 2016
Imagem: reprodução do site The Sun

O Facebook Messenger, programa de troca de mensagens dentro da rede social, apresentou recentemente uma função escondida que permite iniciar partidas de xadrez contra os amigos, via inbox.

O comando @fbchess, função não disponível pela interface usual do programa, é o recurso permite a realização do jogo online, enquanto o internauta troca mensagens com amigos. O interessado deve abrir a janela de bate papo e digitar “@fbchess play”, comando que abre o mini tabuleiro. Para movimentar as peças, deve-se usar um sistema conhecido como Notação Algébrica, uma combinação de letras e números capazes de identificar as casas do tabuleiro, frequentemente usada pelos jogadores profissionais de xadrez, como mostra a imagem ao lado.

A nomenclatura das peças segue o idioma inglês, de modo que o Rei é identificado pela letra K, de King, a Rainha é Q, de Queen, o Bispo é B, de Bishop, o Cavalo é N, de kNight (para diferir do rei), a Torre é R, de Rook, e os peões são P, de Pawns. Nos comandos do jogo, o primeiro caractere digitado será para a peça e os dois seguintes para definir a posição final da peça.

Chame os amigos e tente algumas jogadas.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indústria