A Xbox apresentou nesta quinta-feira (30) seu mais recente relatório fiscal, referente ao último trimestre de 2024. E, apesar de nem todos os números estarem positivos, os resultados indicam que a atual estratégia da companhia está sendo um sucesso.
Primeiro, os resultados negativos: a divisão de jogos da Microsoft apresentou uma queda de receitas de 7% na comparação com o mesmo período de 2023. Essa queda foi impulsionada pelas vendas de consoles Xbox, que diminuíram 29% em relação ao ano retrasado.
Mas essa queda nas vendas não é exatamente um problema. Afinal, a empresa mudou recentemente a estratégia para a divisão de jogos, apostando em uma estratégia de lançamentos multiplataforma impulsionados pelo Game Pass. E o relatório aponta que está estratégia está dando certo: além de ter um aumento de quase 30% no número de assinantes do Game Pass no PC, a empresa afirmou que a receita gerada por seu sistema de assinaturas no último trimestre de 2024 foi a maior de toda a história do programa.
Xbox: sucesso também no PlayStation
E um dos motivos de todo o sucesso que o Game Pass conseguiu nesse período foi Call of Duty: Black Ops 6. Este foi o primeiro título da franquia adquirida após a compra da Activision/Blizzard a ser lançado diretamente no Game Pass, e um dos grandes motivos para o aumento massivo de assinaturas no período.
E, ao contrário do que muitos imaginam, disponibilizar o game na assinatura do Game Pass desde o lançamento não significou um fracasso nas vendas: o relatório indica que Black Ops 6 foi o jogo mais vendido no último trimestre de 2024 tanto nos consoles Xbox quanto no PlayStation. E aqui não é “o jogo mais vendido de um estúdio da Xbox”, mas sim o jogo mais vendido no geral mesmo.
Outro jogo que a empresa apontou como sucesso foi Indiana Jones and the Great Circle, que lançou em dezembro e já teria sido jogado por 4 milhões de pessoas. Esses números contam tanto as pessoas que compraram o jogo no Xbox ou jogaram o game pelo Game Pass em qualquer plataforma.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.