LARP inédito no Penha Geek 2023 busca sensibilizar o público na vida pós-pandemia - Drops de Jogos

LARP inédito no Penha Geek 2023 busca sensibilizar o público na vida pós-pandemia

Jogo sobre um programa de rádio no fim do mundo foi criado por designer norte-americano para uma vivência coletiva à distância, durante a quarentena.

  • por em 13 de setembro de 2023

Imagem: fotomontagem

O LARP ou, Live Action Role Playing, é uma criação narrativa que envolve o público em uma vivência momentânea dentro de uma realidade criada para a experimentação e sensibilização incomuns no cotidiano das pessoas.

Como explica Luiz Prado, o Larp é um jogo em que “algumas pessoas se reúnem e vivem personagens numa história. Não há um roteiro com falas determinadas e o final dessa história […] acontece a partir das ações das pessoas” durante sua realização.

É a partir dessa premissa que o público poderá experimentar, durante o evento Penha Geek 2023, que acontece na zona Leste da capital paulista, nesse final de semana, o LARP “Queridos ouvintes, uma última ligação”.

No jogo, um programa de rádio acontece ao vivo durante o fim do mundo e, à medida que o jogo avança, o apresentador abandona gradualmente o artifício da transmissão, até que tudo se desfaça e restem apenas duas pessoas conversando enquanto o mundo escuta.

A criação é inspirada nos grandes momentos do rádio e foi projetada para ser uma experiência meditativa onde ouvir é tão importante quanto agir. O projeto original ‘Long Time Listeners, Last Time Callers’ é um larp do designer norte-americano Jeff Dieterle e foi criado para o The Golden Cobra Challenge, um desafio de escrita e performance de larps, para acontecer remotamente durante a quarentena global com a covid-19.

Para Luiz Falcão, entusiasta da modalidade lúdico-narrativa, a realização do LARP “Queridos ouvintes, uma última ligação”, que acontece pela primeira vez em português, será “um rico exercício de oferecimento e escuta que resultará numa narrativa consistente e em memórias de um ‘segundo apocalipse’ que atravessaremos juntos”.

Falcão, um dos responsáveis pela realização do Larp no evento, junto com Chris Alexsander Martins, conversou sobre o projeto com o Drops de Jogos. “‘Queridos ouvintes, uma última ligação’ é uma experiência bela e sensível, onde construiremos juntos uma experiência emocionalmente relevante, com liberdade para jogar e experimentar a partir de nossas memórias, desejos, receios e inspirações. E nossa memória afetiva tocada pela música”, declarou.

“De uma certa maneira, todos estamos processando ainda essa experiência de um quase pós-apocalipse ou, em muitos aspectos, de um pós-apocalipse de fato”, comentou, explicando a relevância do tema da iniciativa para a realização do LARP nesse momento. “Esse larp é uma forma de brincar com essas sensações coletivamente, saltando para uma realidade alternativa onde os participantes podem livremente criar, elaborar e reelaborar eles mesmos suas próprias ficções”, destacou.

A atividade acontece no sábado, dia 16 de setembro, às 15h e às 17h, como parte da programação especial “Depois do fim do mundo” do Penha Geek 2023.

O Penha Geek 2023 se realiza nos dias 16 e 17 de setembro, das 10h às 20h, no Centro Cultural Penha, situado no Largo do Rosário, número 20. O LARP acontecerá gratuitamente na Sala 02 do CCPenha.

Imagem: fotomontagem

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments