Ministério da Cultura de Lula anuncia aumento do teto de captação da Lei Rouanet para videogames

Aumento do teto em R$ 1,5 milhão

Lula e Margareth Menezes. Foto: Instagram @margarethmenezes

Lula e Margareth Menezes. Foto: Instagram @margarethmenezes

O ministério da Cultura do governo Lula 3, de Margareth Menezes, anunciou o aumento do teto de captação de recursos via Lei Rouanet para videogames para a reportagem do jornal O Globo nesta segunda-feira (12). A nota oficial da pasta afirma o seguinte.

A Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura tem realizado, desde o primeiro ano de gestão, diálogos com a sociedade civil e o setor de games, com espaços qualificados de escuta e estruturação de políticas públicas em diferentes agendas, no Acre, Rio de Janeiro, Pará, São Paulo e Brasília.

No primeiro ano, acompanhou o PL 2796 em trâmite no congresso, atualmente aguardando audiência na Comissão de Educação e Cultura, projeto de lei que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e jogos fantasia. A presença do Minc neste debate se dá no sentido de garantir o entendimento e as diretrizes do mercado de games como audiovisual, como linguagem, entretenimento, formação e eixo estratégico do setor audiovisual e o reconhecimento do seu potencial de internacionalização da cultura brasileira.

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a partir da escuta dos agentes do setor, mapeamento das demandas prioritárias e na sua premissa básica de defesa da coexistência de telas, atores sociais e modos de fazer e pensar o audiovisual no Brasil, irá lançar, ainda no primeiro semestre, programa de formação técnica profissionalizante em áreas estratégicas de games, espaço de desenvolvimento e estruturação de empresas do setor com foco no desenvolvimento de carteira de projetos e estruturação de fluxo organizacional e programa de aceleradora de empresas já consolidadas no setor, com foco na internacionalização dos jogos brasileiros.

Outro iniciativa importante é que a nova Instrução Normativa número 11 da Lei Rouanet, publicada em 1º de fevereiro, aumentou o teto de captação para o setor de games para R$ 1.5 milhão.

Lula e Margareth Menezes. Foto: Instagram @margarethmenezes

Lula e Margareth Menezes. Foto: Instagram @margarethmenezes

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marisa Luz

Excelente notícia! É necessário incentivar pequenas, médias e grandes idéias digitais e incentivar também as pesquisas tecnológicas para o setor digital com aplicabilidade na educação formal, corporativa e na cultura.

Gildo Francisco de Sá

Muito bom a cultura precisa d mas é centavo tenho livros e quero publicar