O Rei Pelé também brilhou nos games. Confira - Drops de Jogos

O Rei Pelé também brilhou nos games. Confira

  • por em 30 de dezembro de 2022

O Rei Pelé também brilhou nos games - Imagem: Academy of Champions Football - frame de vídeo

O internacionalmente renomado jogador de futebol, Pelé, falecido no último dia 29 de dezembro, aos 82 anos, foi também um sucesso nos gramados virtuais.

Pelé estampou games e participou de disputas digitais desde os tempos do clássico Atari VCS 2600, sempre com grande apelo de público.

O Rei do futebol, que conquistou a incrível marca de 1.281 gols em 1.363 jogos, e sagrou-se campeão do mundo por três vezes, fez bonito também nos cartuchos e mídias de games. Confira.

Tudo começou com Pelé’s Soccer, produzido pela Atari para o 2600, que inicialmente intitulado Championship Soccer, mas ganhou o nome e a efígie do atleta durante o desenvolvimento.

Entre os anos de de 1993 e 1994, o SEGA Genesis foi premiado com um novo lançamento, cujo nome “Pelé”, não deixava dúvidas sobre seu protagonista, em um game que teve recepção irregular em razão da qualidade geral do game.

O game, que chegou pelas mãos da Radical Entertainment e publicado pela Accolade, recebeu 36% de avaliação da britânica Sega Power, em fevereiro de 1994, em uma análise que massacrou o game, afirmando que “o maior jogador de futebol de todos os tempos [foi reduzido] para um jogo de futebol abaixo do padrão e de qualidade duvidosa. Um enorme talento, contratado e compactado em um punhado de megabytes que falham até mesmo como ser entretenimento minimamente aceitável”. No mesmo mês, a EGM – Electronic Gaming Monthly daria um score mais generoso, de 91 pontos ao cartucho, destacando seu “visual marcante e a profundidade estratégica”.

Em 2009, Pelé surgiu como diretor de uma academia de futebol no título Wii Academy of Champions: Soccer, desenvolvido pela Ubisoft Vancouver. No game, Pelé compartilhou suas funções com a ex-jogadora norte-americana de futebol Mia Hamm, em uma versão cartunesca. Personagens conhecidos das franquias da desenvolvedora francesa, como Prince of Persia, Rayman e heróis da saga Assassin’s Creed estavam entre os alunos dos tutores.

O profissional também teve destaque na produção Pelé: Soccer Legend, game hoje já fora de catálogo, desenvolvido para para dispositivos móveis com sistemas iOS e Android, e apareceu também ao longo dos últimos anos na franquia FIFA, da EA Sports.

Curiosamente, Pelé deu as caras também no divertido ‘fut-carros’ Rocket League, na comemoração de seus 80 anos, com itens inspirados em sua majestosa figura. Uma justa homenagem a um dos maiores esportistas que o mundo já conheceu.

Veja, abaixo, os vídeos de alguns dos games com o campeão.

Imagem: Academy of Champions Football – frame de vídeo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments