ASSISTI AINDA ESTOU AQUI DEPOIS DE TODO MUNDO - E NÃO ME ARREPENDI - Drops de Jogos

ASSISTI AINDA ESTOU AQUI DEPOIS DE TODO MUNDO – E NÃO ME ARREPENDI

Review

ASSISTI AINDA ESTOU AQUI DEPOIS DE TODO MUNDO - E NÃO ME ARREPENDI. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

ASSISTI AINDA ESTOU AQUI DEPOIS DE TODO MUNDO - E NÃO ME ARREPENDI. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

CONTÉM SPOILERS.

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

Fica até difícil de contrapor. Anora é um Cinderela mal arrumado. Ainda Estou Aqui é o filme do século 21 no Brasil, merecedor do Oscar de Filme Estrangeiro e injustiçado na categoria de Melhor Atriz. Cada segundo do longa é de Fernanda Torres como Eunice Paiva. Quem diz algo diferente disso, não entende nada de cinema.

ASSISTI AINDA ESTOU AQUI DEPOIS DE TODO MUNDO - E NÃO ME ARREPENDI

A crítica do influenciador Chavoso da USP, sobre a ausência de filmes sobre o genocídio negro na ditadura militar, que continua em nosso período democrático, é extremamente válida. Mas dentro do recorte de classe média branca, privilegiada e do Leblon, Ainda Estou Aqui, filme e livro de Marcelo Rubens Paiva, cumprem o papel de efetivamente contar a nossa história.

Fernandinha optou por uma atuação contida, que esconde seus momentos de choro dos filhos, ainda pequenos, e conta poucas coisas para a filha que foi torturada pelos militares com ela e para Vera Paiva, que viajou para Londres e voltou no período ditatorial. Selton Mello como o ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado pela ditadura, é expansivo, bom pai e militante de esquerda trabalhista que ajuda os exilados na transmissão de suas cartas.

Essas histórias são contadas na reportagem “as cartas que a ditadura escondeu“, da revista Piaui. Essas correspondências levam a polícia política do regime a prender, matar e esconder o corpo de Rubens Paiva. Segundo a jornalista Juliana Dal Piva, que eu entrevistei e que está lançando um livro sobre o assunto do filme Ainda Estou Aqui, Médici, Orlando Geisel [o irmão do ditador Ernesto] e a alta cúpula do Exército sabia que Paiva estava morto.

E não se dignaram a dar seu paradeiro ou status para Eunice.

O filme se desenvolve em cores, cortes, escuridão e músicas setentistas que tornam a sua digestão uma delícia e um soco no estômago ao mesmo tempo.

É o encontro do Brasil com o Brasil, do Brasil com sua história. E temos que ter ódio e nojo da ditadura.

Porque a ditadura civil-militar brasileira é fundante das iniquidades e da fascistização do Estado que temos presente até hoje. Se você não viu Ainda Estou Aqui no cinema, não perca na Globoplay.

ASSISTI AINDA ESTOU AQUI DEPOIS DE TODO MUNDO - E NÃO ME ARREPENDI. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

ASSISTI AINDA ESTOU AQUI DEPOIS DE TODO MUNDO – E NÃO ME ARREPENDI. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments