Coletânea Gato Félix da Konami, uma resenha. Por Elio Filho - Drops de Jogos

Coletânea Gato Félix da Konami, uma resenha. Por Elio Filho

Review

  • por em 15 de abril de 2024
Coletânea Gato Félix da Konami. Foto: Divulgação

Coletânea Gato Félix da Konami. Foto: Divulgação

Há dias que sinto saudades dos games antigos e de toda aquela nostalgia de ir à casa de amigos ou amigos virem a minha casa, ligarmos um monte de fios na televisão da sala enquanto uma das mães fazia pipocas ou hot dogs. Quando apareceu essa oportunidade de revisitar um classico de Nintendo e Gameboy no PS5 não tive dúvidas e aceitei o desafio de testar o relançamento pela Konami e Limited Run Games.

Hoje tenho a sorte de ter em minha coleção praticamente todos os originais que marcaram época para mim mas essa experiência do clássico sendo jogado numa nova geração é sempre empolgante.

Lembro de ainda muito criança assistir o Gato Felix na televisão com a “sacolinha” ou “mala” mágica e todos seus personagens auxiliares divertidos: Poindexter, Professor, Babum, etc. Havia uma gatinha chamada Kitty a ser salva em alguns episódios e é nessa batalha que estes jogos se situam: salvar a gatinha do malvado Professor! Um toque curioso é que o inimigo Professor telefona sempre na linha fixa para avisar ao Felix que está zangado e que vai se vingar… um clássico!

Originalmente publicado pela Hudson Soft em 1992 para NES e 1993 para Game Boy, curiosamente o game nunca teve uma versão japonesa para FAMICOM e por isso achei um extra interessante ter essa versão acrescentada aos jogos que acompanham o bundle relançado agora em março de 2024.

Em Felix the Cat os dois jogos clássicos para NES e Game Boy estão presentes numa emulação tão perfeita que até os bugs e slowdowns dos originais estão presentes. Esta versão moderna incluiu alguns chamados “quality of life” ou melhorias aos jogos, como rebobinar em caso de morte/erro e save states, o famoso salvar, então é bastante provável que o jogador termine qualquer deles sem morrer ou levar danos apenas usando esses recursos, mas a graça e o desafio são realmente NÃO usar e tentar vencer na pura habilidade, sem saves e sem memórias, como era no começo dos consoles da geração 8-bit: o velho errou – morreu – recomeça algumas vezes – game over se não dominar a mecânica e os desafios!

Nesta versão exclusiva para Playstation e Nintendo Switch podemos jogar as versões de NES (USA) ou a inédita de FAMICOM (JP) e também de GAME BOY, sendo que terminar os dois (console e portátil) significa a platina 100% desse game. Confesso que nunca fui muito bom em games dessa geração NES e Master System pela falta de tempo em me dedicar aos sistemas e portanto foi extremamente satisfatório jogar ambos na maneira original punitiva até o Game Over, depois recomeçar usando os novos recursos e terminar todos os modos em algumas horas. É uma platina 100% alcançada bem facilmente e em tempo recorde para um jogo de console de nova geração, penso eu!

Jogar num Nintendo Switch deve ser delicioso especialmente a versão de Game Boy, trazendo aquele feeling clássico a quem teve Game Boy na época e sofria achar cartuchos originais!

É uma gratificante visita ao passado, me lembro de jogar Felix The Cat na NES clone de um amigo, evidente que o cartucho também era pirata/clone e nunca passamos do level da água que era extremamente complicado para gente naquela época. Mesmo hoje sem os novos recursos continua sendo um pesadelo vencer esse desafio. A “sacolinha” ou “malinha” com os upgrades encontrados vai se fortificando e transformando em armas poderosas contra os inimigos, facilitando nossa gameplay.

Uma coisa que senti muita falta, sendo um relançamento em console moderno, foi de de algum recurso online que permitisse competir com amigos, como por exemplo o registro da pontuação mais alta, menor tempo de conclusão do jogo ou de determinada fase, etc… Uma pena!

A musica tema e a trilha sonora que nos acompanham durante o jogo, além dos sons de morte e de vitória seguem neste momento ainda grudados aos meus ouvidos, como acontecia sempre com esse tipo de clássico da era de ouro dos 8-bits, um divertido jogo da Hudson Soft com retoque da Konami e Limited Run Games. Recomendado para quem é fã de retrogames como eu e gosta dessas viagens no tempo!

E você que está lendo jogou #FelixTheCat no passado ou é a primeira vez? Gosta dessas revisitas a jogos antigos em consoles modernos? Conta para nós nas redes sociais! E GG a todos!

  • Deliciosa viagem ao tempo do NES e Game Boy
  • Melhorias e recursos incluídas que facilitam uma partida casual
  • Emulação perfeita como se fossem os consoles da época
  • Dois jogos dentro do mesmo jogo
  • Comodidade de jogar um clássico num console moderno
  • Filtros e opções de background enriquecem a gameplay
  • Preço (poderia ser mais barato seguindo outros concorrentes)
  • Melhorias podem ser usadas como cheat e estragar a experiência
  • Sendo um relançamento faltou alguns tipos de recursos online
Coletânea Gato Félix da Konami. Foto: Divulgação

Coletânea Gato Félix da Konami. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments