Podcast Primeiro Contato faz o melhor raio-x do Fórum UOL Jogos. Por Pedro Zambarda - Drops de Jogos

Podcast Primeiro Contato faz o melhor raio-x do Fórum UOL Jogos. Por Pedro Zambarda

DJ ouviu o podcast antes do lançamento

Podcast Primeiro Contato

Podcast Primeiro Contato. Foto: Divulgação/Reprodução/UOL

O Drops de Jogos teve acesso antecipado ao capítulo nove do podcast Primeiro Contato, do jornalista Henrique Sampaio com o B9. Rique, que trabalhou no UOL Jogos, faz a melhor conexão entre setores do fórum do então maior portal do Brasil com a extrema direita nacional. O podcast sai para o público todo, no Spotify e outras plataformas, nesta quarta-feira (2).

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

“Life rullers”, “tetudos” [os mais nerds da comunidade] e muitas gírias de fóruns. A explosão do 4chan, que foi internacional e uma seção chamada Vale Tudo no UOL Jogos. Com uma narrativa envolvente, o jornalista Henrique Sampaio transpõe os limites dos videogames para debater cultura digital na segunda temporada do podcast Primeiro Contato. E consegue conectar jogos e política.

O repórter faz a autocrítica na abertura do nono episódio de seu podcast investigativo. Diz que tentou entrevistar mulheres e minorias, mas que o meio de games e da cultura nerd são dominados por homens, héteros e brancos. Um lugar elitista e excludente. Você pode até duvidar do narrador, mas os dados que esse mercado apresenta provam que ele está correto.

Após a abertura, Henrique também explica que a seção Vale Tudo passou a ser o foco do Fórum UOL Jogos, e que ajudou a consolidar o portal como uma referência de mídia de games. No entanto, dentro de uma seção com quase ou nenhuma moderação, ataques de machismo e misoginia era rotina.

O Primeiro Contato conta a história de uma mulher, cujo nome foi mantido de maneira correta no anonimato, que foi agredida, filmada e exposta no YouTube através da comunidade do Vale Tudo.

O fórum também tirou sarro de uma pessoa que faleceu no incêndio da Boate Kiss.

Esse podcast narrativo tem um papel importante de organizar as memórias em torno dos fenômenos culturais nerds, que se opunham aos “normies”. Para contar a história do UOL Jogos, Henrique retornou à origem nas BBS, contou a história do mIRC, do ICQ, do Orkut e até de um game chamado Vitalia.

Enquanto o episódio de Vitalia, dividido em duas partes, prima pela beleza narrativa, o nono episódio é um complemento importante para os crimes digitais já relatados no episódio sobre a invasão brasileira no Orkut.

Por trás de agressores de mulheres, de LGBTQIAP+, Primeiro Contato denuncia a formação inicial de comunidades de extrema direita nesses fóruns anônimos, no UOL e no 4chan, na subcomunidade b, a Random.

A produção também expõe o subfórum Papo Cabeça, no Fórum UOL Jogos, que era uma espécie de extensão do Curso Online de Filosofia, o COF, do guru conspiracionista Olavo de Carvalho, que crescia com o GamerGate, movimento misógino e gamer nos EUA.

É a gênese da cultura incel – que tem conexão direta com o extremismo de direita. Conecta-se no ataque à escola de Columbine, nos EUA, até crimes mais recentes.

LEIA MAIS

1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Podcast Primeiro Contato

Podcast Primeiro Contato. Foto: Divulgação/Reprodução/UOL

Henrique Sampaio também cumpre os protocolos de denúncia de atentados em escola, sem fazer um podcast que exalta os criminosos, reduzindo riscos de mimetização de delitos que envolvem menores de idade e comunidades sensíveis. Primeiro Contato presta um importante serviço ao conectar a cultura digital aos problemas sociais.

Ouça abaixo os episódios anteriores e acompanhe o nono episódio, quando sair, neste link.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments