Depois de aumentar o preço dos Xbox para os consumidores, agora que vai sentir mais no bolso são os desenvolvedores. A Microsoft confirmou nesta terça (21) que está aumentando em 33% o preço do Xbox Development Kit. Isso quer dizer que cada um desses kits, que antes custavam US$1500, agora custam US$2000.
De acordo com uma declaração de um representante da Microsoft para o site The Verge, esse ajuste no preço do kit de desenvolvimento reflete as realidades macroeconômicas do mercado. A empresa ainda afirma que mantém o comprometimento de oferecer ferramentas da mais alta qualidade e dar todo o suporte necessário para os desenvolvedores.
A preocupação em refletir “realidades macroeconômicas do mercado” é a mesma justificativa usada pela empresa ao anunciar aumento no preços dos consoles no início do ano. E analistas acreditam que esta é uma resposta direta às novas tarifas de importação impostas pelo presidente Donald Trump à China.
Por enquanto, este aumento no valor dos kits de desenvolvimento está confirmado para os Estados Unidos, Europa e algumas outras regiões específicas do globo. Até o momento, a empresa não definiu quais serão exatamente essas regiões.
Além do aumento no preço dos consoles e dev kits, a Microsoft recentemente também anunciou um aumento no preço das assinaturas Game Pass. Esses aumentos supostamente seguem uma nova política da CFO da Microsoft, Amy Wood, que supostamente teria exigido um aumento nas margens de lucro de todas as divisões da empresa desde maio do ano passado.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

