Em 23 de agosto de 1997, a Nintendo lançava GoldenEye 007 para o console Nintendo 64 no Japão. O game, que sofreu atrasos e levou a desenvolvedora Rare a empenhar parte do custo de produção sem investimento da Big N, foi um sucesso e revolucionou os FPS nos consoles.
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À ocasião, os FPS eram um gênero mais comum nos computadores, em que o jogador podia contar com mais formas de acesso e controles para o jogo.
A desenvolvedora conseguiu suplantar estes problemas e, mesmo com pouca experiência em jogos detiro em primeira pessoa para os consoles e, em particular, com a arquitetura do N64, então recém-lançado, criou um projeto que ambientava o jogador em uma trama de espionagem cuja aventura ia muito além de matar monstros espaciais, como era praxe nos games do gênero.
As missões, assim como nos filmes de James Bond, aconteciam em diferentes países e localidades e envolviam situações novadoras como dearmar bombas, resgatar reféns e desvendar enigmas, trazendo uma densidade narrativa pouco usual aos games do período até então.
O sucesso do game levou à criação de uma sequência pelas mãos da EA, com a produção de Tomorrow Never Dies, em 2000.
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