Drops de Jogos recebeu informações oficiais. O mercado brasileiro de entretenimento é um dos setores promissores de aquecimento de economias em 2025. A PetitFabrik, estúdio amazonense de tecnologia e entretenimento, já tem confirmado para 2025 o desenvolvimento de 2 novos jogos, 4 longas metragens e 1 série animada.
Os produtos se juntarão ao portfolio já composto por Kukoo Lost Pets, Trolls Remix Rescue e Miraculous: Paris Under Siege, games lançados em 2022, 2023 e 2024 respectivamente; além da Lupita, série que foi vencedora do prêmio de Melhor Animação Infantil do Conexões Gramado Film Market e finalista de prêmios importantes, como da Academia Brasileira de Cinema e do Festival comKids – Prix Jeunesse Ibero-American.
O feito da PetitFabrik está alinhado com o que prevê Newzoo, empresa que monitora o segmento. A instituição espera que, no Brasil, a indústria de games movimente US$ 3,5 bi em 2025. Olímpio Neto explica como pretende alcançar sua fatia desta previsão. “Nossa atuação vem sendo focada em atrair investimentos para IPs (sigla em inglês para Propriedade Intelectual) próprios e aumentar a exportação de serviços do estúdio”, comenta. “Quando desenvolvemos Kukoos Lost Pets, já prevíamos que o caminho seria criar produtos que permitissem a expansão para universos inteiros, e não apenas personagens pontuais”, explica.
Kukoos foi o primeiro IP desenvolvido pela PetitFabrik, seguido pela animação Lupita. A partir de 2022, a empresa amazonense foi lançando um jogo de console por ano, um feito importante para uma empresa nacional deste porte. Dobrar essa produção vai aumentar em cerca de 20% sua capacidade de geração de novos postos de trabalho em 2025, dentro de uma indústria que, segundo a The Game Brasil, gerou uma receita de mais de US$ 250 milhões só em 2023. “O impacto disso na Amazônia, onde a PetitFabrik foi fundada há quase 2 décadas e está sediada até hoje, tem alta relevância”, diz Neto.
Em 2025 a região sediará a COP 30, mais precisamente em Belém, no Pará. “Os olhos do mundo todo estarão ainda mais voltados para a Amazônia e suas matrizes econômicas, e eu acredito que será um momento especial para apresentar pro mundo o potencial da nossa indústria criativa como uma excelente alternativa ao desenvolvimento da região e preservação da floresta”, diz o executivo, que entende ser essa também uma oportunidade importante para o crescimento da exportação de seus produtos para empresas de fora do Brasil.
As previsões da PetitFabrik para 2025 reforçam a marca como referência global na criação e no desenvolvimento de entretenimento audiovisual com essência cultural e pedagógica. O estúdio realiza suas atividades com equipe multidisciplinar e especializada e com o uso de tecnologias inovadoras, e mostra assim que é possível criar produtos de relevância internacional fora do eixo Rio-São Paulo.
Sobre a PetitFabrik
Fundado em Manaus onde se mantém até hoje, a PetitFabrik é um estúdio amazonense de tecnologia e entretenimento criado em 2007. Seus 5 sócios são apaixonados por empreendedorismo e criação e também trabalham para conscientizar as esferas pública e privada sobre como o investimento na indústria de entretimento audiovisual amazonense pode ser o grande vetor de crescimento econômico na região, com geração de empregos e qualificação de mão-de-obra, sem que sejam necessários qualquer desmatamento ou manejo florestal – práticas industriais comuns na região. Prova disso, são as dezenas de projetos entre IPS, jogos e animações já desenvolvidos pela PetitFabrik para gigantes globais e locais do setor, por um time hoje composto por mais de 80 brasileiros talentosos, criativos e apaixonados pelo que fazem, dedicados à criação de experiências fantásticas, versáteis e longevas.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.