O empresário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, além de funcionário do governo Donald Trump, fez um ataque à mídia de videogames na onda do GamerGate. Neste domingo (9), ele criticou a qualidade do jornalismo gamer e sugeriu que isso tem prejudicado o desenvolvimento dos jogos.
Isso aconteceu depois que Musk interagiu com uma publicação de Mario Nawfal, que afirmou que os jogos perderam qualidade porque as empresas passaram a focar em pautas políticas e inclusivas, em detrimento de gráficos, jogabilidade e narrativa aprimorados.
Musk afirmou que há uma escassez de bons jornalistas especializados em videogames, defendendo a necessidade de profissionais mais qualificados no setor. Em outra publicação, ele disse que o “jornalismo” de games é “um lixo”.
O dono do X/Twitter também endossou comentários defendendo que os jogos devem priorizar a diversão e a qualidade técnica, em vez de atender a agendas ideológicas. Suas declarações rapidamente repercutiram na rede social X.
O que é o GamerGate?
GamerGate foi um ataque em massa contra a desenvolvedora Zoe Quinn e seu game Depression Quest, iniciado em 2013, resenhado por Nathan Grayson no site Kotaku. Na época, especulava-se que o namoro de Zoe com Nathan teria “corrompido” da imprensa. Isso desaguou em ataques em massa contra Zoe Quinn e com a ativista feminista Anita Sarkeesian.
Esse linchamento de mulheres feministas, que depois chegou em imigrantes e LGBTQIAP+, foi aproveitado por Steve Bannon e o Breitbart News, que engrossaram o caldo para a eleição de Trump. E agora é usado por Elon Musk.
https://twitter.com/MarioNawfal/status/1888585945777119376
Video game”journalism” is garbage
— Elon Musk (@elonmusk) February 9, 2025
![Elon Musk. Foto: Divulgação/X/Twitter/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos](https://i0.wp.com/dropsdejogos.uai.com.br/wp-content/uploads/sites/10/2025/02/musk-scaled.jpg?resize=950%2C525&ssl=1)
Elon Musk. Foto: Divulgação/X/Twitter/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.