Gamers passam mais de 40% do tempo em apenas 10 jogos - Drops de Jogos

Gamers passam mais de 40% do tempo em apenas 10 jogos

Estudo aponta que jogos do tipo “ilve service” consomem boa parte do tempo dos jogadores

Um novo estudo da Circana aponta uma verdade inconveniente: mais de 40% do tempo que os gamers de PS5 e Xbox Series X dedicam a jogos é tomado por apenas 10 títulos – e todos eles são do tipo “live service”. Ou seja, jogos multiplayer online que recebem atualizações constantes de conteúdo.

Além disso, o mesmo estudo indicou que mais de 70% de todos os PS5 e Xbox Series X ativos nos EUA jogaram ao menos um desses 10 jogos no mês de janeiro. Esses dados foram confirmados por Matt Piscatella em uma postagem no Bluesky. Matt é diretor executivo e analista da indústria de videogames na Circana.

O analista não diz quais exatamente são esses 10 jogos, mas ao analisar outras postagens dele dá pra ter uma ideia de quais títulos são citados sempre como alguns dos mais jogados nos EUA. Os games que podem fazer parte dessa lista são:

  • Call of Duty HQ (o inicializador que engloba todos os games da franquia)
  • GTA V (principalmente o modo GTA Online)
  • Fortnite
  • NBA 2K25
  • Roblox
  • Minecraft
  • Madden NFL 25
  • EA Sports College Football 25
  • Destiny 2
  • Apex Legends
  • Rocket League

O sucesso desses jogos explica porque todos os grandes players da indústria tem voltado seus esforços para criar um hit no espaço “live service”, pois é ali que estão os grandes lucros. Mas a própria lista de possíveis títulos mostra como é difícil entrar nesse espaço, já que o único game realmente novo ali é Marvel Rivals. Todos os outros já estão há anos no mercado, ou só apenas o título mais recente de franquias que existem há anos.

Esses resultados também apontam uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos gamers. Ao invés de buscar sempre novos títulos, cada vez mais pessoas escolhem se dedicar a um único jogo. E quando vários títulos dessa lista são gratuitos, esse pode muito bem ser uma mudança de consumo proporcionada pelas dificuldades econômicas que regem o mundo nos últimos anos.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments