Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy, atacou mulheres e dá show de fake news nos dias do lançamento do PC portátil Zeenix na plataforma X/Twitter. Essas informações foram dadas em primeira mão por este Drops de Jogos em 2024. Uma das pessoas alvo do seu ataque foi a atriz Fernanda Torres, vencedora como melhor intérprete de drama no Globo de Ouro.
Vencedora pelo filme Ainda Estamos Aqui, que relata a história da ditadura militar e da família Paiva. Valdeni atacou Fernanda Torres em suas mensagens.
Recuperamos nossa reportagem para que fique o registro.
Informação antecipada pelo jornalista Pablo Miyazawa no jornal Valor Econômico, a TecToy lançou seu PC portátil Zeenix na versão básica por R$ 3299. Em pré-venda, o aparelho chegou ao valor promocional de R$ 2699. A imprensa criticou o preço alto pelo white label chinês. O que fez o CEO da TecToy? Atacou feministas e disseminou fake news.
Está tudo registrado na conta X/Twitter do executivo Valdeni Rodrigues. Ele está no cargo de direção da TecToy desde 2019, depois de ter passado por IBM, Compuware, PTC e MSC.
Valdeni parece utilizar sua rede social para fazer militância política. Fazer militância ou ter opiniões políticas sobre o governo Lula não tem nada de errado. Mas é chocante a quantidade de mentiras publicadas por um executivo de uma marca importante da cena brasileira de jogos como é a TecToy.
As fake news e os absurdos do CEO da empresa que lançou o Zeenix
O Zeenix foi lançado em 22 de novembro. No dia seguinte, Valdeni publicou na rede social: “A DISTORCIDA DEMOCRACIA !!! Espero que consigamos sair desta armadilha”. O post é um ataque ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, envolvendo o inquérito de mais de 800 páginas da investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Jair Bolsonaro nas eleições.
No dia 24 de novembro de 2024, Valdeni criticou o governo Lula por deixar 58 milhões de vacinas anti-Covid vencerem, quando Jair Bolsonaro deixou também milhões de doses de vacina vencerem no momento de pico da pandemia, recusando uso de máscaras e de isolamento social. “CADÊ A MUSIQUINHA AGORA ?? Onde estão os protestos ? Os Editoriais no horário nobre ? Os desapontamentos nas redes ?”, diz o executivo mais importante da TecToy.
No mesmo dia, ele compartilhou uma notícia do ex-vice-presidente da Caixa que foi demitido por assédio sexual e moral. Novamente ele compara com o governo Bolsonaro e solta: “ALGUMA FEMINISTA ??? NADA A DECLARAR ? Onde esta o Fascismo agora ? As diversas fobias ? Nada ?”
Nesse mesmo post, ele ataca feministas e mulheres vítimas de abuso. E tenta encaixa-las na militância esquerdista ou mesmo petista.
No dia 20 de novembro, Valdeni compartilhou a Mulher Patriota no X/Twitter com um ataque à “ditadura chinesa” do site bolsonarista Conexão Política. O Zeenix foi lançado como um white label do dispositivo da China Ayn Loki Zero, o que é um péssimo post para as relações de sua própria empresa.
Ao longo do mês de novembro, ele compartilhou posts de boicote ao filme Ainda Estou Aqui, do cineasta Walter Salles, sobre a ditadura militar e a tragédia da família Paiva. No mesmo mês, também questionou o Dia da Consciência Negra, uma data necessária para o combate antirracista.
Atacou em agosto de 2024 a jogadora Marta e a chama de “pagem da esbanja [referência à primeira-dama, Janja Lula da Silva]”.
E compartilhou também naquele mês um post exibindo jornalistas como se fossem nazistas, mostrando William Bonner, Renata Vasconcellos, Merval Pereira, Gerson Camarotti, Eliane Cantanhêde e Reinaldo Azevedo. O teor de suas interações nas redes sociais oscila entre a militância de extrema direita, o exagero, a mentira e a irresponsabilidade de um executivo com vida pública.
Outro lado
O Drops de Jogos entrou em contato com a TecToy com as seguintes perguntas:
1 Por que o CEO da TecToy compartilhou posts no X/Twitter atacando mulheres feministas ou vítimas de abuso citando caso de demissão na Caixa Econômica Federal sob o governo Lula?
2 Por que o CEO da TecToy compartilhou postagens de ataque à China, chamando de “ditadura”, ao trazer um produto white label chinês ao Brasil?
3 Por que o CEO da TecToy repercutiu fake news, ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal e veículos que defenderam golpe de Estado em seu perfil público de rede social?
4 Vocês não temem que as opiniões políticas do principal executivo da empresa afetem a imagem da TecToy?
5 Por que o CEO da TecToy comparou jornalistas com nazistas em outra postagem em rede social?
6 Tem algo que eu não perguntei que vocês gostariam de acrescentar?
O espaço está aberto para manifestação da TecToy e de seu CEO, Valdeni Rodrigues.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.